IMG-LOGO

Serasa e Sebrae alavancam projeto para micro e pequenas empresas

Revisado Natalia Concentino - 05 de Novembro 2022

A Serasa Experian se juntou ao Sebrae no projeto Impulsiona, que tem como foco encontrar soluções para os maiores problemas das micro e pequenas empresas (MPEs). No total, 125 pequenos negócios de cinco capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Recife) serão beneficiados com o programa. Entre as maiores dificuldades citadas pelos empresários durante a triagem, estão gestão financeira, gestão de pessoas e contratação de funcionários.

 

Com o Impulsiona, as empresas terão 12 meses de consultoria imersiva e treinamentos gratuitos que visam alavancar os negócios. O investimento conjunto da Serasa Experian e do Sebrae é de cerca de R$ 1,5 milhão.

 

“Cada empresa apoiada receberá um diagnóstico profundo de sua gestão e montará com a equipe do Sebrae, o maior especialista em competitividade de MPEs no Brasil, um plano de ação customizado de melhorias para dar um salto em seus resultados”, comentou Roger Cruz, head de Sustentabilidade da Serasa Experian.

 

Atualmente as MPEs são responsáveis por 30% do PIB e mais de 55% dos empregos formais no Brasil. São mais de 18 milhões de empresas de pequeno porte e apenas em julho de 2022, segundo o indicador de nascimento de novas empresas, mais de 300 mil novos negócios foram criados.

 

Apesar de um grande número de empresas abertas, a taxa de fechamento também chama a atenção no setor. Conforme a pesquisa do Sebrae com o IBGE  cerca de 29% dos empreendimentos, sendo 21,6% da MPEs, não sobrevivem mais que 5 anos no País.

 

leia: ABIMÓVEL e SEBRAE apresentam projeto para fomentar pequenos negócios

 

O head da Serasa ainda fez questão de reforçar a ideia de que impulsionar o empreendedorismo é sinônimo de impulsionar a sociedade. “Nosso objetivo é apoiar pequenos negócios a se desenvolverem e a gerarem ainda mais empregos e riqueza. Hoje são 125 empreendedores, mas nosso compromisso é ambicioso: queremos ampliar esse número e estarmos presentes com essa ação em todos os estados do Brasil”, finalizou.

 

Fábio Rabello, analista de competitividade do Sebrae Nacional, explicou que o projeto Impulsiona trabalhará na lógica chamada encadeamento produtivo. “Após o ciclo de melhorias, as empresas ficam aptas a controlar melhor seus negócios, acessar novos mercados e atingir patamares mais elevados de competitividade”, complementou Rabello.

 

(Com informações Mercado&Consumo)

Comentários