IMG-LOGO

Setor de eletroeletrônicos apresenta crescimento

Por Edson Rodrigues - 20 de Novembro 2012
A GfK, quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, realizou uma auditoria que avaliou 71 categorias de produtos nacionais. O estudo mostrou que o faturamento do setor de eletroeletrônicos foi de R$ 53,4 bi entre janeiro e agosto de 2011 para R$ 54,3 bi no acumulado do mesmo período de 2012. Fatores como a ascensão econômica da classe C, a facilidade de acesso ao crédito e os incentivos fiscais do governo federal contribuíram para esse aumento. O estudo constatou que a região Nordeste foi a que mais apresentou aumento no consumo.
As vendas no canal generalista, que abrange lojas de departamentos, hipermercado, entre outros, cresceram 28,4%. Já nas lojas especializadas (lojas de Eletrônicos, Telecom, Foto e Informática) houve queda de -4,2%.
“O aumento de R$ 0,9 bi no faturamento do segmento está relacionado, principalmente, à redução do IPI para a linha branca. Esse, sem dúvida, foi um grande impulsionador das vendas. Em 2012, a linha branca aumentou o seu faturamento em 13,1%, enquanto que a evolução média das demais Linhas de Produto foi de 1,7%, sendo que no canal Generalistas o crescimento de Linha Branca chegou a 55,6% mais da metade do total”, ressalta Simone Aguiar, Gerente de Negócios para Varejo da GfK.
Os maiores percentuais de aumento no faturamento foram apresentados nas categorias: Consoles de Videogames (126,8%); Tablets (122%); TV LED sem 3D (79,6%); Multiprocessadores (78,2%); Máquina de Cortar Cabelo (72%). Destaca-se também o crescimento expressivo em smartphones (45%).

Comentários