Setor de móveis e eletros cresce 0,8% em agosto
Por Edson Rodrigues
-
15 de Outubro 2013
O setor de móveis e eletrodomésticos registrou expansão de 0,8% nas vendas no mês de agosto em comparação com julho, na série livre de influências sazonais, e de 7,9% ante agosto do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos motivos para o crescimento das vendas, de acordo com Aleciana Gusmão, coordenadora de serviços e comércio do instituto, foi novamente o programa Minha Casa Melhor, que financia a compra de móveis e eletros para famílias participantes do Minha Casa, Minha vida.
Na análise feita separadamente, o setor moveleiro não mostrou desempenho tão bom quanto o de eletros. Na comparação com agosto do ano passado, a venda de móveis cresceu 0,8%, enquanto a de eletros apresentou expansão de 12,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, móveis expandiu 1,3% e eletrodomésticos 8,9%. Mas foi no acumulado do ano que houve maior diferença entre as duas atividades: o setor de móveis apresentou queda de 2,4%, enquanto eletros cresceu 9,0%.
“Começamos a observar os impactos do Minha Casa Melhor em julho. Em agosto, continuamos vendo os reflexos dessa política de incentivo ao consumo do governo. O setor ainda foi ajudado porque o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], em agosto, ainda estava zerado para móveis e eletrodomésticos”, afirmou Aleciana.
O sétimo resultado positivo consecutivo foi revelado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), nesta terça (15).
Comentários