IMG-LOGO

Setor de móveis planejados cresce em Curitiba (PR)

Por Edson Rodrigues - 30 de Outubro 2013
O mercado imobiliário aquecido e os recordes na entrega de novos apartamentos, está impulsionando o setor de móveis planejados, em Curitiba (PR). 14 mil unidades residenciais que ficaram prontas até dezembro deste ano representam uma movimentação de quase R$ 350 milhões para os fabricantes de mobiliário planejados e sob medida da capital e da região metropolitana. De acordo com Sérgio Luiz Bulescem, conselheiro fiscal da Entidade de Representação Empresarial de Mobiliário do Estado do Paraná – Simov, o volume é 15% superior ao registrado em 2012.

O chamado encolhimento das residências é um dos fatores que explica a procura pelos móveis planejados ou sob medida. Ao mesmo tempo, o segmento de móveis prontos teve queda de 16% em 2012, quando as vendas atingiram R$ 4,07 bilhões, segundo a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). “Nos últimos anos houve uma expansão proporcionalmente maior do segmento de planejados. Isso explica parte da redução que enfrentamos no ano passado”, diz o economista da Fiep Roberto Zürcher.

De acordo com o Simov, Curitiba tem 77 lojas especializadas em móveis planejados, que comercializam marcas próprias ou de indústrias de outros estados, mais de mil fabricantes e cerca de 2 mil marceneiros autônomos que atuam na capital e região. 

Fonte: Gazeta do Povo.

Comentários