IMG-LOGO

Setor moveleiro estuda tendências mobiliárias para 2024

Revisado Natalia Concentino - 11 de Dezembro 2023

O setor moveleiro está começando a indicar quais serão algumas das tendências para o próximo ano. A intenção é que essas tendências possam contribuir cada vez mais para o avanço deste mercado.

 

Uma das tendências no mobiliário que está cada vez mais em alta são os itens que prezam pela sustentabilidade e pelo meio ambiente. Isso está sendo visto como um dos principais pilares do setor mobiliário para 2024.

 

Em meio a um cenário no qual os consumidores estão cada vez mais conscientes e engajados, a ênfase na utilização de madeira certificada, tecidos reciclados e couro de origem ética evidencia a necessidade premente de incorporar práticas sustentáveis de fabricação.

 

Essa questão está ressoando desde os materiais até os designs que estão sendo adotados e no processo de produção dos móveis em si.

 

A personalização dos produtos está sendo vista como outra tendência em ascensão. Ou seja, os consumidores do setor mobiliário estão cada vez mais tentados a comprar produtos que atendam às suas necessidades específicas.

 

Quanto às paletas de cores que devem estar em alta, as tonalidades terrosas e naturais, alinhadas à natureza, e justamente essas questões relacionadas à sustentabilidade devem ser as preferidas para o próximo ano no setor moveleiro.

 

Entretanto, cores metálicas e acabamentos brilhantes também estão em alta e devem se manter assim durante o próximo ano.

 

O minimalismo, como tem sido observado nos últimos anos, surge como uma potencial tendência cada vez mais em ascensão. No contexto das tendências para o mobiliário em 2024, o minimalismo se destaca como uma abordagem que transcende a mera estética, refletindo um estilo de vida simplificado e funcional.

 

leia: A trilogia da comunicação mais eficiente do setor colchoeiro

 

Muito disso é justificado pela procura cada vez maior de locais menores para morar, algo diferente do que costumava acontecer há alguns anos. Esta estética não apenas favorece ambientes mais arejados e visualmente descomplicados, mas também ressoa com a crescente tendência de espaços de vida reduzidos.

 

Entre as tendências para o mobiliário em 2024, o conforto emerge como um elemento central, influenciando diretamente as escolhas dos consumidores. Entre alguns itens, o colchão ortopédico entra nesta conversa. Isso porque dialoga justamente com essa ideia, destacando a importância crescente atribuída ao conforto e ao bem-estar na escolha de móveis.

 

As projeções para o mobiliário em 2024 apontam para uma convergência de estilos e funcionalidades que refletem as demandas contemporâneas. Cada vez mais, este panorama mostra uma busca cada vez maior por um equilíbrio que consiga dialogar com estética, conforto e funcionalidade, além de preocupações que antes não eram tão comuns, como essa questão sustentável, o que funciona como molde para empresas deste ramo.

 

 

Comentários