Setor moveleiro ganha força em Alagoas
O Polo Multifabril José Aprígio Vilela, localizado na cidade de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, conta com uma nova fábrica. A indústria de fabricação de paletes e tábuas de madeira Atacadista Paletes de Madeira está com sua inauguração prevista para setembro, mas já está operando e gerando 50 empregos diretos e 150 indiretos. André Toledo, diretor-presidente da Atacadista Paletes de Madeira, cita o Programa de Desenvolvimento integrado (Prodesin) como fundamental para a instalação da indústria.
Um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) aponta que o Estado de Alagoas tem 53 empresas em processo de prospecção e 17 em instalação. Na prática os números mostram que o Novo Prodesin tem posicionado o Estado em uma frente competitiva para o setor industrial. Além da Atacadista, duas outras fornecedoras devem se instalar no Estado – a Energy Pré-Moldados, voltada à construção civil, que está sendo construída e irá funcionar em Murici (a 44 km da capital), com a geração de 150 novos postos de emprego e a Duratex, indústria de MDF e MDP, com previsão de implantação prevista para iniciar em 2017, e a geração de 860 empregos diretos.
De acordo com o economista Francisco Braga, assessor da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), a chegada das indústrias de médio e grande porte voltadas ao setor moveleiro, vindas do Sul e Sudeste, consolida a cadeia produtiva de móveis existente no Estado. “A chegada de novas indústrias não só diversifica como agrega valor aos produtos, com destaque para o eucalipto como matéria-prima”, explicou o economista.
Comentários