SIMM completa 30 anos e elege primeira mulher presidente
Com dupla comemoração, o Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (SIMM) que este mês completa 30 anos, anuncia a empresária Patrícia Guimarães, eleita para o triênio 2023-2026, como presidente do SIMM, sendo a primeira mulher a assumir este cargo.
Ampliar o protagonismo das mulheres tanto nas empresas quanto na política requer um esforço conjunto de várias partes da sociedade, incluindo governos, empresas, instituições e a própria sociedade civil.
Para a presidente da instituição, empossada no último dia 21 de julho, a presença de mulheres no ramo moveleiro vem aumentando a cada dia. “Temos algumas colegas à frente de indústrias moveleiras. São filhas, netas ou esposas que com muita garra conseguiram um lugar de destaque nas empresas”, declara Patrícia.
Para a empresária, que está há 25 anos à frente da Patrimar Móveis, de Jaci (SP), o setor passa por diversas transformações e é preciso ter muita disciplina para comandar uma empresa. “Estamos vivendo dias de muitos desafios. O Brasil tem uma carga tributária elevada em comparação com outros países, o que pode impactar a competitividade das empresas e afetar o poder de compra dos consumidores. É preciso se reinventar todos os dias para dar conta dos compromissos assumidos”, explica.
Fundado em 11 de agosto de 1993, o SIMM representa o setor moveleiro da região noroeste do estado de São Paulo, composto por 15 municípios, entre eles, Bady Bassit, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Jaci, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Granada, Olímpia, Potirendaba, São José do Rio Preto e Uchoa. O sindicato é o organizador da Movinter uma das maiores feiras do setor moveleiro do interior paulista.
A história começou com uma pequena marcenaria fundada em 1927 por Francisco Lopes Filho (Paquito). Naquela época, não se imaginava que meio século depois, Mirassol viesse a ser a capital dos móveis em série.
A região noroeste paulista é referência no setor moveleiro do país. O polo de Mirassol representa 54% das empresas e emprega cerca de sete mil trabalhadores. Com forte produção em móveis em MDF e em série, como racks, estantes, dormitórios, salas de jantar, além de estofados, colchões e poltronas, as empresas atendem todo o Brasil e países da América do Sul, além de mercados como Estados Unidos, África e Oriente Médio.
Patrícia destaca a importância de assumir o Sindicato, em uma missão extremamente relevante e desafiadora. Ressalta ainda que novas prioridades estratégicas devem surgir ao longo do período de sua gestão. “É um desafio para mim e será uma grande oportunidade de crescimento também. Sei que posso contar com todos da diretoria, do conselho e associados para agregar em informações e trazer treinamentos as áreas necessárias da indústria. Pretendo dar continuidade ao trabalho já prestado pelas gestões anteriores e, claro, buscar entender a necessidade e o que esperam da minha gestão para que juntos possamos focar em mais ações esperadas pelos nossos associados”, finaliza.
Comentários