IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Sindmóveis quer redução de IPI para móveis

Por Edson Rodrigues - 19 de Janeiro 2012
O setor de móveis de Bento Gonçalves tem novos representantes. Na noite da última quarta-feira (18), foi nomeada a nova diretoria do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A nova presidente da entidade, Cátia Scarton, tomou posse prometendo enfrentar alguns dos principais desafios que devem se impor ao setor no período entre 2012 e 2013, quando vai encabeçar a gestão do sindicato. Entre as principais demandas que devem nortear a atuação da nova diretoria, está o fortalecimento nas relações entre os agentes representativos do setor e o governo, para que haja simbiose no impulso às 330 empresas associadas ao Sindmóveis. Um dos temas refere-se ao benefício da redução de IPI também para os móveis, como já ocorre com a linha branca.

Cátia destaca que as expectativas de crescimento para o setor em 2012 são de 10% na comparação com 2011, mesma faixa de incremento do ano passado sobre 2010. De acordo com ela, o crescimento poderia ultrapassar essa barreira caso o tributo fosse reduzido para os móveis. "Se houver uma redução do IPI, teremos como movimentar ainda mais o setor, essa é a principal questão em termos de governo que temos para trabalhar", diz.

A nova presidente afirma que já assume a entidade com muito trabalho pela frente. A organização de eventos como a Movelsul, que ocorre em março, e da Casa Brasil, com previsão de realização em 2013, figuram entre os desafios apontados por Cátia. "A Movelsul será a primeira feira segmentada voltada para a nova classe média brasileira", diz a executiva, que tem 25 anos de atuação no setor moveleiro, atualmente como diretora comercial da Prima Design.

Com a representatividade de 40% das empresas moveleiras do Rio Grande do Sul e 8% das companhias do setor no Brasil, o Sindmóveis vai continuar com ações já praticadas nas gestões anteriores. Uma das mais importantes é o projeto Orquestra Brasil, provido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), que ajuda fornecedores da indústria moveleira brasileira a conquistarem mercados fora do País. Ela lembra que essa é uma das maneiras encontradas para combater os entraves na exportação, que fazem o setor perder espaço em outras economias. "Tivemos resultados excelentes no último projeto, tanto que já foi aprovada a renovação dele", alega a dirigente. Com duração entre 2012 e 2013, mesmo período da nova gestão do Sindmóveis, a iniciativa está levando insumos brasileiros para países da América do Sul, América Latina, além de Estados Unidos e Canadá.

Comentários