Sobe o valor da folha de pagamento na indústria
Por Edson Rodrigues
-
12 de Novembro 2013
O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria subiu 1,6% no mês de setembro em relação a agosto, índice ajustado sazonalmente. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revela que no ano, a taxa acumulada é de 2,5%, e, em 12 meses, de 3,8%. Em comparação a setembro de 2012, a folha de pagamento na indústria avançou 2,5%. Além disso, foi observada uma retração de 0,6% em setembro com relação ao mês anterior no número de horas pagas, o que não retrata um cenário muito favorável para o mercado de trabalho na indústria, pois é neste quesito que se verifica o ajuste mais intenso da indústria em momentos de baixa atividade.
"O setor industrial não caminha muito bem", observou. Tanto no ano quanto em 12 meses, o número de horas pagas acumula quedas de 1,0%. "Há mudança de patamar para o emprego dentro da indústria. Algo que mostrava certa estabilidade agora tem claro viés de queda", explica André Macedo, coordenador de Indústria do IBGE.
Setorialmente, ainda no índice acumulado no ano, o valor da folha de pagamento real avançou em treze das dezoito atividades pesquisadas, impulsionado, principalmente, pelos ganhos vindos de alimentos e bebidas (4,7%), produtos químicos (5,0%), indústrias extrativas (5,9%) e borracha e plástico (5,1%). Por outro lado, o setor de madeira apresentou queda de 1,9%, exercendo influências negativas sobre o total nacional.
Comentários