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Solução de pagamento Blu beneficia varejo e indústria

Por Natalia Concentino - 02 de Abril 2020

8 anos no mercado e com uma comunidade de mais de dois mil fornecedores cadastrados e 12 mil lojistas, a Blu nasceu com o objetivo de aumentar a competitividade de lojistas independentes de determinados segmentos, entre eles móveis e colchões. Luis Marinho, diretor executivo da Blu, nesta entrevista trata sobre as soluções de alto impacto oferecidas ao mercado e sobre as ações que estão sendo implementadas para ajudar indústria e varejo agora e no pós-crise do coronavírus. “Nós acreditamos na força do varejo independente como motor da nossa economia. E trabalhamos duro pela sua transformação”, enfatiza Marinho.

Confira a íntegra da entrevista.

 

Móveis de Valor – Em uma situação como a que se apresenta agora, qual o papel da Blu?

Luis Marinho – Neste momento, muitos lojistas estão sendo obrigados a fechar suas lojas ou a reduzir a venda de forma drástica. E sabemos que quando este momento passar os lojistas estarão com muitos boletos não pagos, o que afeta o crédito com a indústria, que é fundamental para a retomada do mercado. Nosso objetivo agora é preparar a estrutura necessária para que estes empreendedores possam retomar seus negócios. E isso passa por voltar a comprar de seus fornecedores, voltar a vender e, muito importante, reduzir custos em seus negócios. A Blu existe para ajudar a comunidade de lojistas independentes e seus fornecedores a se fortalecerem e se tornarem mais competitivos.

MV – Como a Blu contribui com seus clientes para voltarem a comprar de seus fornecedores?

LM – Sabemos que muitos lojistas, por conta da crise, não puderam ou não poderão honrar compromissos que foram negociados com seus fornecedores. E que precisarão repor em breve seus estoques, para movimentar seus negócios. Para ajudá-los neste desafio, reunimos a rede de fornecedores parceiros da comunidade Blu e negociamos uma agenda para a retomada.

A agenda é composta, inicialmente, por dois benefícios para os lojistas: soluções de crédito para retomada de compra com fornecedor e descontos expressivos com os fornecedores para pagamento via Blu.

Desta forma, a comunidade Blu se beneficiará de três formas:

1 - continuar comprando de seus fornecedores mesmo com pedidos em aberto;

2 - acesso a preços especialmente pensados para ajudá-lo no momento de retomada;

3 - a possibilidade de usar seu recebível, gerado por vendas parceladas em cartão de crédito para pagamento de seus fornecedores.

Esta agenda também contempla uma poderosa ferramenta de comunicação entre a Blu e seus mais de 10 mil lojistas do segmento, além da capacidade de interagir com a força de vendas dos fornecedores, a fim de solidificar as mensagens e campanhas associadas a esta ação.

Entendemos que esta ação será determinante para a retomada dos negócios, pois o desafio de oferecer crédito ao lojista será cada vez mais complexo e a Blu, através desta solução, permitirá aos fornecedores e seus clientes a continuidade e retomada dos negócios.

MV – Como a Blu contribui com seus clientes na alavancagem das vendas?

LM – Nós conhecemos muito bem o segmento, que tem como característica um ciclo de venda longo. O cliente de móveis e colchões leva cerca de um mês para decidir a compra e visita, em média, quatro lojas diferentes. Estamos criando soluções que entendem essa dinâmica e ajudam o lojista a ser mais eficiente nas vendas.

MV – Já existem ações específicas visando alcançar estes objetivos?

LM – Sim. Estamos lançando um aplicativo que possibilita que o vendedor registre o orçamento, faça fotos do produto e lembre o cliente por whatsapp. Além disso, esse aplicativo cria todo o fluxo de comunicação com o cliente, lembrando o vendedor de enviar mensagem para clientes, depois de alguns dias, com o orçamento feito. Nessas mensagens o cliente pode negociar preço, o vendedor refaz o orçamento, enviando para o cliente que, inclusive, pode pagar da sua casa.

Acreditamos que muitos clientes que fizeram orçamentos não concluíram a compra, por isso esta é uma grande ferramenta para suporte da retomada da negociação. Para apoiar a comunidade vamos oferecer essa ferramenta sem custo para os lojistas pelo menos até entendermos que o mercado se recuperou.

MV – Qual o suporte que a Blu pode oferecer aos clientes, além de suas ferramentas de intermediação de pagamentos?

LM – Para apoiar o lojista independente a ser mais competitivo, a Blu oferece um menu de soluções de alto impacto, negociadas em bloco com uma rede de parceiros. Hoje, nosso carro-chefe é a solução de Compra Inteligente com Fornecedores. Adicionalmente a ela, provemos outros serviços, dentre eles a Negociação em Bloco com Adquirentes, que são as empresas de máquinas de cartão. Através dela, conseguimos as melhores taxas administrativas de máquinas, e repassamos para nossos clientes, sem cobrança de intermediação.

Outro serviço que nossa comunidade se beneficia quando adere a nossa plataforma é o acesso a Conta Digital Blu, que viabiliza de forma muito prática e rápida a conciliação e a gestão dos valores gerados pelo negócio.

MV – Qual o alcance da atuação da Blu hoje?

LM – Nossa solução alcança toda a cadeia: varejo, representante comercial, fabricante e fornecedor de matéria-prima. Com isso, alcançamos o objetivo de fazer toda a cadeia mais eficiente.

A comunidade Blu está aberta hoje para lojistas e indústrias de quatro segmentos: móveis, colchões, óticas e moda (incluindo vestuário e calçados).

MV – Qual o objetivo da Solução de Pagamento a Fornecedores?

LM - O principal objetivo é gerar uma rede de confiança entre lojistas e indústrias, oferecendo benefícios para ambos. Para a indústria, receber via Blu significa ampliar, tanto o número de clientes quanto o montante das vendas, além de tornar desnecessário o processo de análise de crédito, trazendo liquidez imediata para a operação. Isso porque a Blu proporciona total segurança nas transações, eliminando o risco de inadimplência, que é inerente a qualquer negócio.

Já para o varejo, a Blu garante economia relevante na compra de mercadorias, além de liberdade de parcelar as vendas ao consumidor. Isto porque os lojistas podem, através da plataforma, utilizar o saldo de suas vendas parceladas no cartão para compra de mercadorias, sem pagamento de taxas de antecipação.

MV – Quais os canais que a Blu tem à disposição para contato dos interessados?

LM – Através da página Blu Com Você os lojistas podem conhecer os benefícios que preparamos para a retomada dos negócios: https://conteudo.useblu.com.br/blucomvoce

E para conhecer mais sobre a Blu, sugerimos acessar nosso site www.blu.com.br

(Reportagem de Inalva Corsi, editora da Móveis de Valor)

 

DEPOIMENTOS DE PARCEIROS

Em depoimento, um lojista e um fabricante de móveis destacam como a integração promove a confiança e, em consequência, gera frutos crescentes na relação.

Daniel Uderman, CEO da Toque a Campainha, rede de lojas que atua no comércio de móveis no Rio de Janeiro afirma: “Com a Blu consigo comprar de vários fornecedores ao mesmo tempo, usando o saldo que tenho na máquina, de forma simples e reduzindo meus custos”.

Já para a Itatiaia, uma das maiores indústrias de móveis do Brasil, a parceria “proporciona praticidade no momento do recebimento e ainda é essencial para oportunizar aos nossos clientes condições de pagamento diferenciadas, auxiliando no aumento das vendas”, segundo Wellington Bernardes, gerente de marketing.

 

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