Tendência em móveis para quarto e cozinha no iSaloni
No terceiro dia de visita à feira, o designer Miron Soares concentrou seu olhar sobre os móveis para quarto e cozinha.
“As camas estão se tornando as estrelas do quarto, com modelos imponentes e amplos, que sugerem o máximo conforto e ergonomia. A maioria estofadas ou parcialmente revestidas, seguem as tendências dos estofados usando tecidos com tramas rústicas e em tons naturais, veludos sedosos ou tecidos com tramas desenhadas em Jacquard.
Cabeceiras enormes, que parecem grandes travesseiros ou no estilo das almofadas de encosto, com espumas macias e resilientes, estão em evidência. Tem também as camas com bordas de madeira e cantos arredondados, formando molduras com trabalhos de volumes acolchoados, franzidos ou com pregas. Os detalhes de madeira são robustos, com pés grossos e cilíndricos ou de ripas grossas e volumosas.
Como complemento percebi as banquetas, que se posicionam nos pés das camas, e geralmente são estofadas em gomos, pespontados, lisos ou com detalhes em couro e madeira combinando com a cama. Já as mesas de cabeceira seguem as formas orgânicas, com cantos arredondados, pés grossos em posições laterais de maneira criativa, pés de metal, bases redondas ou outras formas circulares.
O uso de vidro também apareceu no tampo das cômodas e criados e as cores seguem a mesma cartela, para melhor ‘conversar’ com os demais ambientes da casa. As madeiras vão do bege natural, passando pelos marrons médios e escuros, sempre com veios muito aparentes e detalhes de textura na superfície, tanto em cômodas quanto em roupeiros. Na maioria das vezes os puxadores são usinados nas portas ou encaixados de forma muito discreta, sem chamar a atenção. E as madeiras se compõem com as cores lisas e laqueadas. Os tons naturais das madeiras se misturam em cores frias como bege, castanho, verde menta, azul claro, pêssego, coral escuro ou vinho.
Percebi também as camas com cabeceiras trabalhadas com detalhes feitos artesanalmente e com trançado de couro.
Os closets estão cada vez mais substituindo os tradicionais roupeiros e apresentam soluções sofisticadas que unem tecnologia e alta performance, praticidade e usabilidade, fazendo uso de materiais diversos com composição entre metal, vidros, madeiras de aspectos naturais e laqueadas”.
Cozinhas
“Nas cozinhas o uso do mármore aparece na maioria das bancadas e ilhas, e é possível ver este material até nas portas dos armários. Quando não é de pedra natural, usam chapas marmorizadas. Fiquei impressionado com uso maciço do padrão marmorizado.
As cozinhas estão minimalistas, onde não se vê puxadores, tudo é embutido ou de toque. As portas também são embutidas e ficam escondidas. Percebi também cozinhas compactas desenhadas em nichos, que quando as portas estão fechadas, não se percebe sua existência.
Outro material fortemente usado é o aço inoxidável. Mas o ponto forte é camuflagem do móvel de cozinha, que ‘esconde’ até a geladeira. Tudo graças a ferragens e acessórios altamente tecnológicos”.
Comentários