Projeto Acre Design está em última etapa
Com o objetivo de tornar as indústrias do Acre mais competitivas no cenário nacional, o governo do Estado aposta, desde 2014, no projeto Acre Design. Em sua terceira e última etapa, o projeto avança junto ao setor moveleiro, antes da comercialização das coleções de peças que farão parte de exposição nacional em agosto, em São Paulo. O projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), contou com a parceria do Sebrae, do Senai e Federação das Indústrias do Acre (Fieac) na execução de todas as etapas.
Segundo a coordenadora do projeto Elisângela Rocha, um curso de design de móveis foi ministrado por profissionais da Escola de Design de Milão a marceneiros, arquitetos e acadêmicos. Com a consultoria recebida, foram desenvolvidas algumas coleções que conceberam a marca Acre Made in Amazônia. Para valorizar, sobretudo, a identidade do povo acreano, o projeto foi se consolidando num trabalho integrado entre estudantes, setor empresarial, governo e instituições.
A segunda etapa foi desenvolvida com consultoria comercial, tecnológica e de design, para a avaliação da viabilidade de potencial para comercialização. Por fim, as peças escolhidas passam por reajustes até serem lançadas no mercado. Para isso, o consultor e designer Bernardo Senna está em Rio Branco acompanhando de perto o trabalho desenvolvido pelas cinco empresas envolvidas, selecionadas anteriormente por meio de edital.
Um plano de comunicação também será desenvolvido pelo fotógrafo italiano Brando Cimarosti, que nos próximos dias fará o registro de todas as peças em Rio Branco, antes de serem enviadas à exposição comercial, que vai reunir lojistas de diversos centros do País. “Nessa reta final, os produtos estão sendo avaliados não mais como protótipos, mas como aptos para a comercialização. Portanto, as questões de acabamento e detalhes precisam ser definitivas, já que dentro de um mês virá um consultor comercial, para acompanhar o envio dos produtos ao evento, em São Paulo”, destacou Senna.
Comentários