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Terceira idade é o futuro do consumo

Por Marina - 03 de Abril 2018

Atualmente, uma a cada cinco famílias da América Latina é formada por pessoas acima de 50 anos e, daqui a 10 anos, esta configuração já representará um terço entre todas. Descobrir o DNA destes novos seniores como consumidores e compradores é a chave para qualquer marca encontrar oportunidades reais de crescimento, já que esse público influenciará diretamente o mercado, afirma um estudo da Kantar Worldpanel.

 

Trata-se de um mercado gigante: um único ponto de penetração neste segmento representa mais de 100 mil novos lares no Brasil e mais de 42 mil na Argentina. Em outubro de 2017 havia 54 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, o que representa um terço dos brasileiros, e este número deve chegar a 93 milhões até 2045.

 

Além disso, este público ganha 30% a mais do que as demais configurações familiares, 25% ainda trabalham, um terço possuem veículos e mais de 80% têm celulares, sendo a metade smartphones - 85% usam Whatsapp e 70% Facebook, enquanto 70% nunca acessaram o Twitter ou o Instagram. Seus hábitos de compra também são peculiares: apesar de irem aos pontos de venda oito vezes menos do que outros consumidores, gastam 16% mais, principalmente porque preferem marcas premium.

 

Dentro das lojas, segundo a análise da Nielsen, a maioria desses consumidores mais sêniores busca por praticidades, como carrinhos elétricos (41%), assistência com sacolas de compras (36%) e seções exclusivas de produtos voltados às suas necessidades (34%). Na hora da compra, esse público escolhe rótulos fáceis de ler (50%), alimentos para dietas com necessidades nutricionais especiais (45%), embalagens de alimentos com porções menores (44%), embalagens de produtos fáceis de abrir (43%) e rótulos com informações nutricionais claras (43%).

 

Como mostra a Kantar Worldpanel, a terceira idade se preocupa mais com a saúde na hora do consumo. No quesito saúde e alimentação, 40% fazem exercícios semanalmente e 81% gastam no máximo 30 minutos cozinhando, menos do que acontece em qualquer outro grupo - o que mostra que as pessoas na faixa dos 50 anos - e também dos 60 e 70 - estão cada vez mais ativas e saudáveis, com mais qualidade de vida do que as gerações passadas. Outro ponto é que eles estão tendo netos cada vez mais tarde, o que transforma radicalmente suas rotinas e planos para o futuro.

 

De acordo com a Kantar Consulting, no ano passado, 77% dos americanos afirmaram que não havia razão para se sentir com menos energia por estarem mais velhos. Em 2014, o índice era de 64%. O levantamento mostra uma visão em 360º deste público: quem são estes novos seniores, quais são seus hábitos de compra, quais marcas escolhem, como utilizam a tecnologia e o entretenimento e quais são suas preocupações com saúde e alimentação.

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