Trump libera aumento da extração de madeira para aumentar oferta

O presidente Donald Trump publicou uma ordem executiva no mês passado para reverter as salvaguardas ambientais em torno de futuros projetos de extração de madeira em mais da metade das florestas nacionais dos EUA alegando emergência por perigos dos incêndios florestais.
Mas se acredita que a medida aumentará o fornecimento de madeira, um dos objetivos de Trump.
O governo do ex-presidente Joe Biden também buscou mais extração de madeira em florestas públicas para combater incêndios, que estão piorando à medida que o mundo fica mais quente, mas as vendas de madeira do Serviço Florestal dos EUA permaneceram relativamente estáveis sob seu mandato.
Os projetos madeireiros são sempre contestados por grupos conservacionistas também em nível judicial, o que pode arrastar o processo de aprovação por anos. A designação de emergência, que evita uma guerra jurídica, cobre 455.000 quilômetros quadrados de terreno principalmente no oeste, que equivale a 59% das terras do Serviço Florestal.
As Florestas Nacionais estão em crise devido a incêndios florestais atipicamente graves, surtos de insetos e doenças, espécies invasoras e outros estressores. Essas ameaças - combinadas com florestas cobertas de vegetação, mais casas em áreas selvagens e décadas de supressão agressiva de incêndios - somam-se a uma "crise de saúde florestal" que poderia ser ajudada com mais extração de madeira.
Funcionários do Serviço Florestal foram instruídos a apresentar planos para aumentar o volume de madeira oferecido em 25% nos próximos quatro a cinco anos. "Trata-se de ajudar a indústria madeireira", disse Blaine Miller-McFeeley, do grupo ambientalista Earthjustice.
O Serviço Florestal vendeu cerca de 3 bilhões de pés de madeira anualmente na última década. As vendas de madeira atingiram o pico há várias décadas, com cerca de 12 bilhões de pés de tábua, em meio ao corte raso generalizado de florestas. A maior parte da madeira é colhida em terras privadas.
Indústria madeireira quer mais árvores disponíveis
Representantes da indústria disseram esperar que as ações do governo Trump resultem na venda de mais árvores adultas. A lei federal permite a colheita de cerca de 6 bilhões de pés de tábua anualmente - cerca de duas vezes o nível que agora é registrado, disse Travis Joseph, presidente do American Forest Resource Council, um grupo da indústria. "Não estamos chegando nem à metade do que os planos florestais exigem atualmente. Vamos implementar nossos planos florestais em todo o país e, se fizermos, isso deve aumentar o volume disponível, criar empregos e gerar receita.
Trump ordenou no mês passado que as autoridades federais investigassem os possíveis danos das importações de madeira para a segurança nacional. O governo disse que o Canadá e outros países se envolvem em subsídios à madeira que prejudicam os Estados Unidos. Essa investigação preocupa entidades brasileiras ligadas a madeira e móveis.
Comentários