IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Vendas de TV's crescem 22% no 1º bimestre

Por Jeniffer Oliveira - 08 de Maio 2018

Nos dois primeiros meses de 2018, segundo levantamento realizado pela empresa de pesquisa GfK, a categoria de TV’s cresceu 23% em faturamento e 22% em unidades comercializadas, na comparação com o mesmo período do ano passado. A tendência é que o ano feche com os mesmos índices de crescimento.

 

Um dos fatores que contribui para este aumento é a Copa do Mundo. Dados históricos apontam que as vendas de aparelhos de TV no primeiro semestre dos anos de Copa superam o segundo, alavancando de forma natural o volume de vendas ao longo do ano.

 

Na Copa da Alemanha, em 2006, as vendas entre os meses de maio e junho foram 122% maiores que no mesmo período do ano anterior. Já no campeonato de 2014, realizado no Brasil, as vendas entre os meses de maio e junho foram 79% maiores que o mesmo período do ano anterior.

 

O estudo aponta também que, neste cenário, o consumidor opta por produtos de telas maiores. Em 2014, a venda de telas com tamanhos a partir de 48 polegadas representou 13%, ante 7% em 2013. Além disso, para 2018 há uma tendência de aumento das telas com melhor definição. “Em 2017, as vendas de televisores 4K, ou Ultra HD, representaram pouco mais de 10% do volume de vendas. Já no início deste ano, esses produtos representam, no momento, 15% das vendas”, afirma a diretora da GfK, Gisela Pougy.

 

Sinal digital

 

Outro fator que impactadiretamente no aumento das vendas é o desligamento do sinal analógico. Algumas regiões do País já tiveram o sinal desligado em 2017 e outras sofrerão essa mudança ao longo deste ano. De acordo com Gisela, diante desse cenário, a indústria de televisores enfrentará o paradoxo de colocar no mercado TV’s maiores para os consumidores mais “maduros” e com o foco na Copa do Mundo e TV’s com telas menores para os lares que necessitam se adaptar à adoção da tecnologia digital.

Comentários