Um exemplo: Bagé (RS) aprova criação do projeto Móvel Solidário
O Legislativo bajeense aprovou, na quinta-feira, 8, o projeto de lei que cria projeto Móvel Solidário. Aguardando sanção do Executivo, iniciativa, apresentada pelo vereador Cláudio Figueira da Silva (foto), consiste na doação de móveis usados, visando reduzir o descarte de objetos em ruas e lotes baldios, além de conscientizar a população acerca de sua responsabilidade socioambiental.
A legislação atribui à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos do Idoso (Smasi) a responsabilidade pelo recebimento dos móveis em bom estado de conservação, para que sejam doados. Para receber, será preciso formalizar um cadastro junto à pasta, que também poderá fazer o recolhimento quando solicitado pelo doador.
Na justificativa que apresentou junto à matéria, o parlamentar explica que a intenção é auxiliar famílias que não têm condições de comprar móveis novos. O vereador argumenta ainda que o sistema, ao prolongar a vida útil do mobiliário, também pode refletir na preservação ambiental, reduzindo o descarte irregular.
Comentários