IMG-LOGO

Uma jornada pelo design sustentável em Nova Petrópolis

Revisado Natalia Concentino - 10 de Setembro 2024
deisgn_nova_petropolis.jpg
Em Nova Petrópolis, arquitetos de Florianópolis mergulham no mundo do Slow Design com a Coleção Regenera. (Foto: Luma Reimann)

Entre os dias 02 e 04 de setembro, um seleto grupo de arquitetos de Florianópolis participou, em Nova Petrópolis (RS), de uma jornada que celebrou o movimento Slow Design, focando no consumo consciente e na integração da sustentabilidade no processo criativo.

 

Os escritórios Fernanda Ceron Interiores, Isabela Fraga Arquitetura, Juliana Agner Arquitetura, Giovanna Ghisleni, Octaedro Arquitetura e Studio Paco tiveram a oportunidade de acompanhar de perto todas as etapas de criação da Coleção Regenera. Inspirada na incrível capacidade regenerativa dos cogumelos, a linha de mobiliário traduz a conexão profunda entre o design e o mundo natural.

 

A gênese dessa coleção surgiu com a poltrona Porcini e a possibilidade de transformar resíduos da madeira Uva do Japão em insumos para o cultivo de cogumelos. "O design das peças foi inspirado nesse mundo diverso e essencial que coexiste conosco em quase todos os ambientes," explicou a designer Rejane Carvalho Leite, responsável pelo desenvolvimento de todas as coleções da Dü Design.

 

leia: Prêmio Design da Movelaria Nacional está com inscrições abertas

 

Durante a experiência, os participantes acompanharam o processo de produção dos cogumelos da Du Organics - outro braço da Du Design, visitaram a fábrica, onde conferiram in loco os insights da designer para a criação das peças da Coleção Regenera, como a cadeira Ostra, a mesa de jantar Lamelas, o sofá Micélio e a poltrona Bloco. O grupo ainda teve um momento artístico ao ser convidado para customizar a poltrona Bumbá - uma peça ícone da marca, e com design afetivo, apresentada pela primeira vez com o encosto bordado à mão pela própria Rejane.

Comentários