IMG-LOGO

Unicasa, dona da Dell Anno, lucra 13,8% a menos em 2022

Revisado Natalia Concentino - 14 de Março 2023

A Unicasa, dona de lojas de móveis como a Dell Anno, New e Casa Brasileira, iniciou 2022 com um desafio extra, pois em 2021 a Companhia apresentou um crescimento de receita acima do esperado e as despesas foram menores do que os patamares regulares, devido ao contingenciamento de despesas em função da pandemia. Portanto, o ano de 2022 que já seria desafiador no sentido de manutenção das margens de 2021, ainda foi pressionado pela execução dos investimentos fabris, pelo incremento de investimentos nos Estados Unidos e pelo encerramento da marca Favorita. Dessa forma, houve reduções expressivas das margens operacionais. 

 

É importante destacar que o resultado operacional está impactado pela recuperação de R$ 7,2 milhões oriundos da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS. No resultado financeiro, há o impacto de R$ 2,0 milhões referente à atualização monetária deste e de outros Créditos Tributários. O Imposto de Renda e a Contribuição Social também estão impactadas com benefício de R$ 3,3 milhões. 

 

A receita das lojas exclusivas no critério Mesmas Lojas cresceu 17,0%, apesar da forte base comparativa. O combinado da receita entre lojas novas, em maturação e fechadas apresentou queda de 12,5%. Dois fechamentos foram preponderantes nesse resultado, sendo uma dessas lojas reposta no final do 4T22 e a outra com reposição prevista para 2023. 

 

A produtividade média por revenda exclusiva cresceu 14,3%, atingindo R$ 95,3 mil/mês. 

 

leia: Veja como identificar capacidade oculta na sua indústria

 

Ao longo dos últimos anos decidiu-se pela descontinuidade da marca Favorita, o que impactou a receita em R$6,3 milhões. O encerramento da marca visou concentrar esforços nas marcas mais consolidadas, possibilitando um melhor aproveitamento de recursos para expansão de rede, marketing, treinamentos, lançamento, produtos etc. 

 

Durante esse processo, os pontos de vendas nos locais que faziam parte do planejamento estratégico foram convertidos em outras marcas. O impacto mencionado corresponde apenas ao das lojas definitivamente fechadas. 

 

O segmento multimarcas apresentou crescimento de 9,4% até o 3T22, entretanto, a queda de 35,5% no 4T22 direcionou o resultado anual para -3,5%, principalmente devido ao impacto das eleições presidenciais na economia e aos atrasos na conclusão de empreendimentos na construção civil pelo país, que, possivelmente, impactará o segmento das exclusivas entre o final do 1T23 e início do 2T23, devido à jornada de venda mais alongada.

 

Clique aqui e veja a integra do relatório da Unicasa referente ao ano de 2022.

Comentários