IMG-LOGO

Varejo luta para sobreviver

Por Daniela Maccio - 04 de Abril 2016

De acordo com a Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), todos os segmentos pesquisados no varejo sofreram queda nas vendas durante o ano passado. Móveis e eletrodomésticos tiveram a segunda maior retração, com -4,2%, na comparação com o ano anterior. O segmento com queda mais intensa foi o de tecidos, vestuários e calçados (-6,1%).

 

A elevação dos juros ao longo de 2015, a deterioração do mercado de trabalho e a inflação alta inibiram o consumo das famílias e pesaram para o desempenho do comércio. E a estimativa para este ano é de novas perdas, já que não há mudança no cenário econômico e a confiança do consumidor deverá seguir em baixa, afetando as vendas do setor. A queda no consumo, combinada com os juros altos e despesas operacionais está levando algumas redes de varejo a recorrer à recuperação judicial para se manter no mercado.

 

Um dos casos recentes é do Grupo Volpato, composto pelas empresas Lojas Volpato Ltda, Rede Varejo Brasil Eletrodomésticos Ltda e Volpato Administração e Participações S.A., que ingressou na Comarca de Lagoa Vermelha (RS), com pedido de Recuperação Judicial. O Grupo Volpato conta com mais de 50 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outra varejista na mesma situação é a Schumann Móveis e Eletrodomésticos, que tem sede em Chapecó (SC). Confira a reportagem completa na edição de abril da revista Móveis de Valor.

Comentários