IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Varejo cresce 5,1% em maio, segundo IAV-IDV

Por Edson Rodrigues - 19 de Junho 2012
O setor varejista apresentou alta de 5,1% em maio, em comparação com as vendas do mesmo período do ano passado, fundamentada, basicamente, pela expansão da rede de lojas, uma vez que o crescimento no conceito mesma loja foi negativo de 2,81%. Entre junho e agosto, este crescimento estaria entre 0,05% e 2,51%, segundo projeção do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente com os associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).

Para junho, os associados do IDV também estimam alta nas vendas de 8,2%. Esta previsão aponta para números acima dos apresentados nos meses de março, abril e maio, e a expectativa é de que o volume de vendas chegue a 9,8% em julho e 10,8% em agosto.

Para o presidente do IDV, Fernando de Castro, o crescimento das vendas do varejo no último mês se sustentou devido à expansão das redes de lojas e pela introdução de novos produtos. Segundo ele, isso reflete a perda de ritmo de crescimento da atividade econômica, que desde o final do ano passado, “o cenário econômico tem se mostrado inconstante”. “O panorama econômico foi bastante movimentado nas últimas semanas e confirmou a preocupação do governo com esta desaceleração da taxa de crescimento da economia, confirmada pelo anúncio do PIB, que mostrou uma alta tímida de apenas 0,2% no primeiro trimestre de 2012 sobre os três últimos meses de 2011”, diz.

O varejo de bens-duráveis (como móveis, eletrodomésticos e material de construção) aponta alta de 9,7% para junho, enquanto para os meses subsequentes as taxas de crescimento devem ficar em 9,2% e 10,7% em julho e agosto, respectivamente, graças à contínua expansão da oferta de juros, somada às medidas de queda da taxa de juros ao consumidor pelos bancos, acompanhando o movimento dos bancos estatais.

Comentários