Varejo cresce 7,5% em fevereiro
Por Edson Rodrigues
-
20 de Março 2014
De acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), o varejo teve um crescimento de 7,5% em fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Além disso, o dado mostrou aceleração em relação a janeiro de 2014, quando o indicador cresceu 6,8% nas vendas, apresentando grande aderência em relação à Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, que ficou em 6,2%.
Com relação às expectativas de vendas para este e os próximos dois meses, a entidade aponta alta de 4% em março em relação ao mesmo mês de 2013, em função do efeito calendário, 10,3% em abril e 10,5% em maio, na mesma comparação.
Com a manutenção das alíquotas reduzidas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para linha de móveis e linha branca, além da continuidade do programa governamental Minha Casa Melhor, os associados do IDV divulgaram que o segmento de bens duráveis atingiu alta de 6,1% em fevereiro. Para os meses subsequentes, as expectativas são de alta de 5,8% em março, 8,1% em abril e 7,2% em maio, na mesma comparação com os respectivos períodos do ano passado.
“Os dois primeiros meses de 2014 vieram com indicadores bastante superiores aqueles de 2013, com média de crescimento do IAV-IDV de 7,1% no bimestre contra 0,5% no ano passado, sugerindo perspectivas melhores para o varejo nacional neste ano, ao menos por meio das perspectivas de nossos associados”, analisa o presidente do IDV, Flávio Rocha.
Comentários