IMG-LOGO

Varejo se estabiliza em patamar alto e cresce 2,3%

Por Edson Rodrigues - 14 de Novembro 2012
De acordo com o indicador de atividade do comércio da Serasa Experian, o varejo apresentou alta de 2,3% em outubro sobre o mês anterior, revertendo a queda de 1,9% registrada em setembro. A expansão prevista para o último trimestre foi confirmada e o resultado de outubro foi favorecido pelo desempenho das lojas de materiais de construção e dos setores de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática. 
Na comparação com outubro de 2011, o movimento no comércio teve expansão de 13,3% e, no acumulado dos dez meses do ano, cresceu 9,5%.
De acordo com dados do IBGE, a atividade de Móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 6,2% no volume de vendas em relação a setembro do ano passado, exerceu o segundo maior impacto na formação da taxa do Comércio varejista, com participação de 14%. Em termos acumulados, o segmento assinala expansão da ordem de 13,2% para os nove primeiros meses do ano, sobre igual período de 2011, e de 13,3% para os últimos 12 meses. Este desempenho se deve à manutenção do crédito, bem como à queda dos preços dos produtos eletroeletrônicos (-6,6% nos últimos 12 meses até setembro, segundo o IPCA). A taxa mensal de 6,2% obtida em setembro, menos da metade da registrada em agosto, deve-se à antecipação de compras no mês anterior, motivada pela expectativa de término do incentivo promovido pelo governo (redução do IPI para móveis e eletrodomésticos).

Comentários