IMG-LOGO

Varejo sinaliza melhora em setembro com alta de 1,6%

Revisado Natalia Concentino - 16 de Outubro 2023

Após cinco meses de queda, a 9ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta crescimento anual de 1,6% do volume de vendas, o que conclui a tendência de estabilização apontada em edições anteriores com indicador positivo, melhorando a expectativa para os próximos meses.  Entre os seis segmentos analisados na pesquisa, apenas dois registraram aumento no volume de vendas em comparação ao ano anterior: artigos farmacêuticos (0,6%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%). 

 

No comparativo entre setembro sobre o mês imediatamente anterior, o segmento de móveis e eletrodomésticos registrou uma alta de 2,0%, bem acima do apontado no Índice Stone, que ficou em 0,7%. Outro segmento com desempenho positivo de vendas foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 1,4%. 

 

"Este resultado consolida a tendência de estabilização que havíamos observado em edições anteriores com um sinal positivo para o setor. É importante destacar, contudo, que após meses de atividade econômica inferior a 2022, o comércio varejista segue ainda pressionado e mais meses de dados são necessários para confirmar o estabelecimento de uma tendência positiva. No entanto, é inegável que esse desempenho recente melhora as nossas perspectivas para o último trimestre do ano, um período importante para o setor, com datas como a Black Friday e o Natal" afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.

 

 

leia: Variação dos preços de móveis perde força no varejo, diz o IBGE

 

O que é o Stone Varejo

 

O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague. O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED) – Banco Central dos EUA. São consideradas operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

 

Consulta de dados

 

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas.

 

Acesse a Dashboard do Instituto Propague clicando aqui.

 

Comentários