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INDÚSTRIA FORNECEDOR

Varejo se recupera em abril

Por Daniela Maccio - 02 de Junho 2017

Apesar dos feriados de Sexta-feira Santa e Tiradentes, o desempenho do varejo brasileiro em abril foi melhor em comparação com os meses anteriores. Frente ao mesmo período do ano passado, as vendas em abril recuaram 0,2%. Os dados são do relatório SpendingPulse, publicado pela Mastercard. As vendas de abril mostraram sinais de recuperação em comparação à queda de 1,4% no primeiro trimestre de 2017, e a de 4,6% no quarto trimestre de 2016.

 

No entanto, o setor de móveis e eletrodomésticos registrou resultado inferior ao das vendas totais, assim como combustíveis, artigos farmacêuticos, materiais de construção e restaurantes. Já setores como supermercados, vestuário e artigos de uso pessoal e doméstico obtiveram resultado positivo, acima do indicador de vendas.

 

Na análise por regiões, Sul e Sudeste apresentaram resultados positivos, de 1,7% e 1,6% respectivamente, com o Nordeste (-0,1%) também acima das vendas totais no comparativo com o mesmo período de 2016. Norte e Centro-Oeste atingiram resultados inferiores aos registrados pelo varejo: -1,3 e -1,1%, respectivamente.

 

E-commerce

 

Quem se saiu melhor no indicador foi o comércio eletrônico, que cresceu 29% ante abril do ano passado. Ao contrário do varejo físico, o setor de móveis impulsionou as vendas no e-commerce nos últimos meses, ao lado de eletrônicos e hobby & livraria, que tiveram indicadores acima do canal de distribuição. Apesar do resultado expressivo se comparado ao comércio varejista em geral, vestuário e artigos farmacêuticos ficaram abaixo do crescimento.

 

“O ambiente econômico ainda se mantém desafiador, com o aumento da taxa de desemprego e deterioração da massa salarial. Mesmo assim, a confiança do consumidor continua crescendo em abril em relação ao mês anterior. Neste panorama, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista do País nos próximos meses”, afirma Kamalesh Rao, Diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, que produz o relatório SpendignPulse. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede Mastercard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

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