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Veja cinco tendências disruptivas do setor de transporte em 2023

Revisado Natalia Concentino - 04 de Março 2023

Com o advento de novas tecnologias revolucionárias, previu-se que a indústria de transportes se transformaria dramaticamente diante de nossos olhos. Se você acreditou no hype dos últimos anos, pode esperar que as cidades em breve sejam preenchidas com frotas de táxis-robô autônomos, caminhões autônomos, robôs de entrega e carros e ônibus elétricos.

 

Embora alguns desses desenvolvimentos pareçam ter se distanciado um pouco mais do horizonte, outros adquiriram um senso elevado de importância e possibilidade. Continue lendo para saber mais sobre cinco tendências disruptivas do setor de transporte a serem observadas nos próximos anos – e décadas – com base nos últimos relatórios de pesquisa de mercado.

 

1. Uma mudança para veículos elétricos

 

Uma das tendências mais significativas que estão ganhando força no setor de transporte é o aumento dos veículos elétricos (EVs). À medida que as preocupações com as mudanças climáticas e a poluição do ar continuam a crescer, muitos consumidores estão procurando opções de transporte mais sustentáveis. Em resposta, as montadoras estão investindo pesadamente em tecnologia EV, com muitos apresentando novos modelos e expandindo suas linhas de EV.

 

Por exemplo, a Ford anunciou planos de investir US$ 50 bilhões em veículos elétricos , com os EVs aumentando para um terço de sua produção global anual até 2026 e atingindo 50% de seu volume total até 2030. ritmo com a Tesla, que registrou um crescimento de 40% ano a ano nas entregas de veículos em 2022.

 

O mercado global de veículos híbridos e elétricos deve crescer 22% ao ano até 2026, quase triplicando para 30,5 milhões de unidades, de acordo com o relatório Global Hybrid & Electric Vehicles do The Freedonia Group. “As vendas aumentaram drasticamente em 2021, apesar de um ambiente geral fraco para a indústria automotiva global, e espera-se que os rápidos avanços continuem à medida que os governos de todo o mundo fornecem suporte regulatório expandido para a adoção de veículos elétricos”, afirmou o relatório.

 

2. Demanda crescente por ônibus com combustível alternativo

 

As preocupações ambientais também levarão mais países a abandonar os ônibus a diesel e a gasolina em favor dos ônibus elétricos e híbridos.

 

Devido às longas horas de operação, os ônibus que funcionam com combustível convencional podem ser uma fonte significativa de poluição do ar. “Para limitar as emissões, os governos recorrerão a modelos movidos a eletricidade e gás natural”, segundo o relatório Global Buses do The Freedonia Group. “Esses tipos alternativos de combustível estão cada vez mais disponíveis globalmente e se tornaram mais acessíveis, tornando-os acessíveis para agências com orçamento limitado encarregadas de gerenciar o transporte público.”

 

Até 2026, espera-se que a demanda por ônibus híbridos e elétricos aumente na taxa mais rápida de qualquer tipo de combustível. Os modelos híbridos e elétricos oferecem muitos benefícios importantes; eles são mais eficientes em termos de combustível e mais baratos de operar do que os modelos convencionais, têm custos de manutenção significativamente mais baixos, operam de forma mais silenciosa e são apoiados por uma variedade de iniciativas governamentais em todo o mundo.

 

A cidade de Shenzhen, na China, substituiu todos os seus ônibus a diesel por elétricos, enquanto cidades como Londres e Paris também estão investindo em ônibus elétricos.

 

3. Carros autônomos encaram a realidade

 

Os veículos autônomos (Avs) já foram aclamados como a próxima tecnologia disruptiva pronta para mudar radicalmente nosso mundo, mas as manchetes recentes foram muito menos otimistas. Depois que a Ford anunciou que fecharia a unidade de veículo autônomo Argo AI, o TechCrunch declarou: “ É hora de admitir que carros autônomos não vão acontecer ”, enquanto o Edmunds.com declarou categoricamente: “ Carros autônomos ainda estão um sonho impossível .”

 

Então, o que está acontecendo aqui? “Criar veículos que podem dirigir com segurança sem a supervisão de humanos provou ser incrivelmente difícil”, de acordo com o relatório Autonomous Vehicles – Thematic Research da GlobalData. “A complexidade atrasou os prazos otimistas para a implantação de AVs de nível superior – que devem formar a base de redes de ‘robotáxis’ altamente lucrativas – levando à pressão dentro do setor, à medida que as empresas queimam capital com pouco para mostrar seus esforços.”

 

Olhando para o futuro, os analistas de mercado esperam que os regulamentos que regem os AVs sejam mais rígidos. Em um ambiente de mercado desafiador, as montadoras podem optar por se concentrar em projetos que produzem um ROI mais confiável.

 

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4. Caminhões autônomos ainda estão a décadas de distância

 

Outra tendência altamente antecipada era o desenvolvimento de caminhões totalmente autônomos, que contornariam o problema de falta de motorista, reduziriam o custo de operações de transporte regional e longo e permitiriam um fluxo contínuo de mercadorias.

 

Analistas da Frost & Sullivan acreditam que os caminhões autônomos “certamente transformarão a indústria de caminhões, mas quando e onde começar permanecem questões”, de acordo com o relatório Potencial de mercado para caminhões autônomos de nível 4 nos Estados Unidos.

 

Embora os caminhões autônomos ofereçam um enorme potencial de receita, a indústria de caminhões ainda está a décadas de implementar essa tecnologia disruptiva. O relatório da Frost & Sullivan prevê que, até 2040, “a adoção de caminhões autônomos estará crescendo rapidamente e poderá se tornar o modelo de caminhões convencional a partir de então”. Espera-se que apenas 0,2% do frete total dos EUA seja movido por caminhões autônomos em 2028, mas esse número pode crescer para 22,3% até 2040.

 

5. Robôs de entrega de última milha em desenvolvimento

 

Os robôs de entrega de última milha também foram apresentados como uma solução tecnológica para reduzir os custos de transporte, combater a poluição e superar a escassez de trabalhadores.

 

Os pesquisadores criaram protótipos de robôs de entrega que podem subir e descer escadas e viajar a velocidades de 12 milhas por hora. A Amazon começou a testar um veículo de entrega autônomo chamado Scout em 2019, mas interrompeu o projeto em 2022 quando se deparou com um período de crescimento mais lento das vendas após a pandemia. O Alibaba também começou a testar a tecnologia e lançou robôs autônomos em mais de 400 universidades na China para entregar encomendas para o Dia dos Solteiros.

 

O mercado global de entrega autônoma de última milha foi estimado em US$ 1 bilhão em 2020 e deve chegar a US$ 3,3 bilhões até 2027, crescendo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 18,2%, de acordo com o relatório Autonomous Last Mile Delivery by Global Analistas do setor.

 

Tendências Futuras na Indústria de Transporte

 

A indústria de transporte enfrenta mudanças significativas, com vários desenvolvimentos tecnológicos de curto e longo prazo em andamento. As empresas que conseguirem se adaptar a essas tendências e antecipar mudanças futuras estarão mais bem posicionadas para ter sucesso nesse mercado dinâmico e em rápida evolução.

 

(Com informações Brazil Journal)

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