IMG-LOGO

Veja como 3 casais de amigos criaram 20 lojas de colchão em SC

Por Natalia Concentino - 02 de Agosto 2022

A Exclusiva Colchões é uma rede de lojas fundada em 2014 por Marcos Romão Pereira, um empresário que já tinha experiência com varejo e, atualmente, é o diretor de compras e expansão da rede. A primeira loja nasceu como um pequeno negócio na cidade de Biguaçu e tinha como proposta vender colchões e roupas de cama na região. E é aí que está a grande sacada, a opção por abrir uma loja de produtos para o sono e móveis veio depois de Marcos e seu amigo Ismael Corrêa (logo falaremos sobre ele) perceberem que essa era uma carência da região.

 

Quando o negócio começou a crescer, Marcos chamou sua esposa Viviane Gasperi Pereira para fazer parte dessa história – hoje ela ocupa o cargo de diretora de recursos humanos. Um ano depois foi a vez de Ismael Corrêa (diretor comercial e marketing) e sua esposa Rosiany Corrêa (diretora financeira) entrarem na jogada. “Desde que o Marcos falou que queria empreender eu acompanhei esse projeto bem de perto, até o momento em que realmente me envolvi nele”, recorda-se Ismael.

Ismael explica que ele e Marcos enxergaram essa oportunidade de mercado e de expansão para regiões como o Vale do Itajaí. É neste momento que entram mais dois personagens na história, Thiago Lima (diretor comercial) e sua esposa Roberta Martini (diretora de operações e crédito). “O Marcos já conhecia o Thiago e sabia que ele tinha bastante conhecimento dessa região, e foi aí que mais um casal entrou para a rede da Exclusiva Colchões”, informa Ismael Corrêa.

 

Um detalhe curioso é que todos eles cresceram basicamente na mesma rua, em um trecho de cerca de dois quilômetros de distância um do outro, e foram se reencontrar no futuro no mundo do empreendedorismo. Inclusive, Ismael e Marcos foram amigos na infância, se distanciaram um pouco e depois se reencontraram no varejo.

 

Atualmente, a Exclusiva Colchões possui 10 lojas no Vale do Itajaí e mais 10 na grande Florianópolis, porém os planos não param por aí. “Desde que abrimos a nossa quarta unidade percebemos que a rede tinha um grande potencial de crescimento. Aliás, essa loja era maior que as três primeiras e ficava ao lado de uma Havan, em São José (SC). Foi aí que as informações e fornecedores começaram chegar até a gente, fazendo o caminho inverso do início dos negócios”, relata Ismael.

 

Da esquerda para a direita Ismael Corrêa, Rosiany Corrêa, Thiago Lima, Roberta Martini, Marcos Romão Pereira e Viviane Gasperi

 

Justamente por isso que os empreendedores resolveram explorar mais cidades catarinenses. “Para este ano já temos uma inauguração programada para agosto em Blumenau e depois partimos para Criciúma, cidade em que estamos fazendo os últimos acertos para abrirmos mais uma loja. Queremos fechar 2022 com mais cinco filiais”, projeta o diretor. A rede de lojas vai usar o apoio de parceiros da indústria de colchões para continuar crescendo, assim como foi no começo da trajetória, em que prezaram pela parceria com uma grande marca que gerasse confiança no consumidor.

 

Outro detalhe interessante do processo de expansão da rede de lojas é o fato de terem várias unidades à beira da BR 101, rodovia que corta o estado, o que tem uma boa explicação: as pessoas que transitam pela estrada já vão criando uma familiaridade com a marca. “Hoje o cliente já conhece nossa marca e procura as lojas”, acrescenta Ismael Corrêa.

 

Mesmo com os planos de inaugurar mais unidades, todos os administradores da Exclusiva estão cientes sobre o momento do mercado e oferecem condições facilitadas de pagamento para continuar vendendo. “Nós estamos vindo de um consumo que não era ‘real’ na pandemia. Temos que levar em consideração que a pandemia despertou um grande consumo, hoje a situação do país é diferente, temos uma grande inflação e o cliente está com pouco dinheiro no bolso. Ou seja, ele não quer investir muito e voltou a fazer compras parceladas, usar crediário etc.”, explica o diretor comercial e marketing.

 

leia: Mercado precisa valorizar mais os benefícios dos colchões

 

Fábricas de móveis também são parte do negócio

 

Pois é, apesar de serem totalmente do mundo do varejo, os casais também possuem duas fábricas de móveis que, claro, fornecem produtos para a Exclusiva. “Ter essas fábricas é bom para fazermos uma venda um pouco mais personalizada, já que o cliente vê o box, cabeceira ou poltrona na loja do modelo que deseja e pode escolher a cor que vai comprar, já que nós mesmos produzimos”, afirma Ismael.

 

Além disso, Ismael explica que no começo eles sofreram um pouco com os fornecedores, em termos de entrega e qualidade. Hoje eles garantem os dois processos e conseguem baratear a assistência das peças, caso haja algum problema. “Nossa região é muito úmida e queremos garantir que o cliente vai adquirir uma caixa box feita de madeira de eucalipto, que é mais resistente, por exemplo. Mas, nem por isso deixamos de trabalhar com outros fabricantes, especialmente aqueles que fazem sofás de uma linha mais alta”.

 

Ele conta também que a Exclusiva possui um centro de distribuição próprio para armazenar seu estoque e que o processo de entrega também é feito por eles, já que possuem os próprios caminhões. Vale a pena destacar que eles também possuem e-commerces, isso mesmo, no plural, são dois, o da Exclusiva Colchões e Max Lar. O segundo vende móveis a “preço de ataque”, como diz Ismael, porém esse não é um mundo muito compatível com os desejos dos empreendedores e esses móveis bem mais baratos (feitos para concorrer com os demais e-commerces) podem estar com os dias contados.

 

“O e-commerce Exclusiva Colchões possui ainda uma outra vantagem em relação ao Max Lar (no ponto de vista administrativo), já que ele serve também como suporte para as lojas físicas, que é onde realizamos a maioria das nossas vendas. Para falar a verdade, nós ainda acreditamos muito nesse contato de perto que o cliente pode ter com os colchões e móveis no varejo físico”, finaliza.

Comentários