Veja como a Abicol trabalha para alavancar o setor colchoeiro
A Associação Brasileira da Indústria de Colchões – Abicol é uma das entidades mais atuantes e a que congrega mais de 70% da capacidade produtiva de colchões do país, além dos maiores fornecedores do setor.
Para falar sobre as realizações de 2024 e os principais planos para 2025, Ari Bruno Lorandi entrevista a diretora executiva da Abicol, Adriana Pierini. Economista, pós-graduada em Marketing e Desenvolvimento Organizacional, especialista em Terceiro Setor, Adriana atua na vice-presidência de negócios da Pluricoop, cooperativa de executivos que ajudou a fundar e atualmente é vice-presidente do Instituto Impulso.
Lorandi também comenta sobre o programa sustentável que transforma resíduos em recursos e fortalece práticas ESG na indústria de colchões.
Esse processo envolve uma rede de colaboração entre diversos setores, gerando impactos positivos como a criação de empregos, novas oportunidades econômicas e avanços significativos em sustentabilidade.
Um exemplo notável desse modelo é da Colchões Castor. Desde 2022, a empresa opera em parceria com a Pragma, especialista em logística reversa, por meio do “Programa Recupera”. Esse projeto conecta cooperativas de catadores em todo o país, garantindo o retorno de materiais recicláveis ao ciclo produtivo e sua destinação adequada.
A Colchões Castor também desenvolveu uma inovação sustentável para seus produtos: a Espuma AG (Alta Resiliência e Sustentabilidade). Produzida a partir de espumas recicladas, essa tecnologia tem maior densidade e é utilizada em áreas estratégicas dos colchões, oferecendo resistência superior e durabilidade.
Essa prática reflete o compromisso da Castor com os princípios ESG, elevando a empresa a um nível diferenciado no setor. A Castor também é signatária do Pacto Global da ONU, “o que reforça nossa dedicação às práticas sustentáveis,” destaca Hélio Silva, CEO e fundador da Colchões Castor.
No Cá Entre Nós, Lorandi pede licença aos espectadores “para mostrar um depoimento dado ao podcast Dormir Faz Bem, comandado por Cristian Burigo que, por sinal, em seu programa faz um excelente trabalho de sensibilização das pessoas sobre a importância do sono para a saúde e, mais, o que significa um colchão de qualidade para facilitar um sono reparador”. Lorandi conclui com uma recomendação: “Se você quiser destacar o trabalho de alguém, faça-o agora porque ninguém quer ser nome de rua ou ter um busto na praça. O reconhecimento é estimulante, a lembrança é eterna, mas só na vida há renovação de propósitos”.
Assista ao 10 Minutos com Ari Bruno Lorandi no player acima.
Comentários