IMG-LOGO

Veja o comportamento dos consumidores de acordo com geração

Por Natalia Concentino - 18 de Junho 2019

Uma recente pesquisa da WGSN Latam, empresa que está entre as líderes em previsão de tendências mundiais, apresenta como as diferentes gerações se comportam atualmente e quais são seus desejos em relação à moradia. A pesquisa aponta que os Baby Boomers, que correspondem aos nascidos logo após a segunda guerra mundial, entre 1946 e 1964, precisam de peças que acompanham a velhice e facilite a vida na terceira idade. Os móveis precisam ser menores e fáceis de mover, pois torna as mudanças mais práticas, principalmente para acomodar visitas de filhos e netos.

A geração X, composta pelos nascidos entre 1965 e 1978, gasta três vezes mais com a casa do que os Baby Boomers, pois é a primeira geração a olhar a casa como forma de se expressar. Apesar do potencial, atender a Geração X é um desafio, pois os membros dessa geração estão começando famílias mais tarde e cuidando cada vez mais de pais idosos, fator que ocasiona lares com três gerações ao mesmo tempo e amplia as demandas.

Os nascidos entre 1979 e 1993 formam a geração Y, popularmente conhecidos como Millennials. Como eles se desenvolveram em meio a grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, possuem desejo constante pela busca de novas experiências. Para se destacar nesse nicho de mercado os móveis precisam ir além da funcionalidade. Trabalhar em casa é primordial para os Millennials, por isso móveis para home office também podem chamar a atenção desse público. No entanto, o ambiente da casa que mais recebe cuidado dessa geração é a cozinha, pois ela é tratada como o núcleo do entretenimento, um local para receber amigos e beber em casa.

A geração Z, comporta pelos os nascidos entre 1994 e 2009, e a geração Alpha, formada pelos nascidos depois da década de 2010, ainda não foram consideradas pela pesquisa da WGSN como grandes influenciadoras do “morar”, mas é evidente que isso deve mudar em questão de tempo. Afinal, essas são as gerações do futuro e em breve serão consumidores em potencial. Segundo a pesquisa, os Alphas serão dois bilhões de pessoas até 2025. Por isso, é importante tentar entender esse público desde já. O que já se sabe de antemão sobre a Geração Z é que ela é formada por nativos digitais, que são mais seletivos com as marcas e mais conscientes. Sendo assim, é de se acreditar que marcas que estão desenvolvendo móveis sustentáveis e tem cuidado mais da imagem da empresa já estão um passo à frente para suprir a demanda desse público.

Para conhecer os principais parâmetros de comparação entre as gerações, veja a matéria completa no link.

Comentários