Veja o que os visitantes podem esperar na Movelsul Brasil 2023
O fomento aos negócios está no DNA da Movelsul Brasil – a principal feira de móveis da América Latina, promovida desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Na próxima edição, que será realizada de 28 a 31 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), as iniciativas voltadas para a prospecção de parcerias entre expositores e compradores terão ainda mais destaque. Além da presença de compradores internacionais vindos a convite da feira e rodadas de negócios nacionais promovidas pelo Sebrae-RS, o evento também contará com o Projeto Brazilian Furniture – iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O diretor Internacional do Sindmóveis, Cleberton Ferri, destaca que, somadas, as iniciativas potencializam a geração de negócios durante a Movelsul Brasil. “A feira naturalmente atrai compradores nacionais e internacionais, mas entendemos a importância de trazer importadores dos principais mercados-alvo do setor moveleiro convidados pela própria Movelsul. Neste ano estamos especialmente otimistas, pois as parcerias com o projeto Brazilian Furniture e com o Sebrae-RS ampliam ainda mais os horizontes para nossos expositores”, comenta.
O presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, explica que o Projeto Brazilian Furniture tem como objetivo fortalecer as exportações e a presença da indústria brasileira de móveis no mercado global. “Para isso, conta com diversas ações estratégicas, tendo como um dos destaques o Projeto Comprador. Por meio de um processo de matchmaking e da organização de reuniões direcionadas entre indústrias brasileiras e compradores internacionais, a ação promove o networking, facilita negociações diretas, bem como gera novas possibilidades de parceiros comerciais e abertura de mercados”, assinala.
Já as rodadas de negócios realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS) promoverão reuniões entre lojistas nacionais convidados e micro e pequenas empresas expositoras da Movelsul que prospectam novas parcerias. “Durante os quatro dias de evento, o Sebrae-RS apoiará pequenas empresas para exposição e realizará Rodadas de Negócios Nacionais para expositores desse nicho. É uma excelente oportunidade de aproximação e geração de parcerias entre pequenas empresas fabricantes de móveis e acessórios e grandes varejistas”, pontua o gerente de Competitividade Setorial do Sebrae-RS, Andrei Carletto.
Outra facilidade oferecida pela feira será um Lounge Internacional localizado no Pavilhão F, ao lado do estande do projeto Orchestra Brasil. Será um espaço reservado para recepção de importadores e orientações a expositores que buscam informações sobre internacionalização. Também haverá presença de parceiros que prestam serviços-chave para empresas exportadoras, como logística, análise estratégica e prospecção. Já estão confirmados os parceiros Premium International Freight Agency, Clemar Logística e o grupo de soluções internacionais 3S Corp.
O que esperar em 2023
Mais de 200 marcas expositoras mostrarão o que há de mais atual nos segmentos de móveis seriados, modulados e planejados, decoração, colchões, estofados, tapetes, mobiliário corporativo, complementos e serviços. Oportunidade ímpar para lojistas, varejistas, arquitetos e designers de interiores conferirem os lançamentos das principais marcas do setor, conhecerem os diferenciais dos produtos e fazerem negócios.
Em 2023, pela segunda vez a Movelsul Brasil ocorrerá em conjunto com a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil), realizada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) desde 1993. Juntas, as feiras formam o maior encontro de negócios do setor moveleiro nacional – unindo desde os fornecedores da indústria e as empresas que produzem móveis até lojistas, varejistas, arquitetos, marceneiros, designers de interiores, entre outros profissionais ligados à área.
Comentários