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Veja países onde a confiança nas notícias é maior e menor

Revisado Natalia Concentino - 16 de Março 2024
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Imagem: Freepik

Todos os anos, o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo publica um relatório sobre o consumo de notícias digitais. A última edição, baseada em inquéritos a mais de 93 mil pessoas em 46 países, documenta como a confiança geral nas notícias diminuiu dois pontos percentuais no ano passado. Cerca de quatro em cada dez pessoas na amostra total dizem confiar na maioria das notícias na maior parte do tempo. Entre os países inquiridos, a Finlândia continua a ser o país com o nível de confiança mais elevado (69 por cento), enquanto a Grécia (19 por cento) tem o mais baixo.

 

A percentagem de cidadãos em todos os países inquiridos que estão “muito” ou “extremamente” interessados ​​em notícias e que as consomem regularmente caiu de 51 por cento em 2022 para 48 por cento em 2023. Muitas pessoas estão a optar por racionar ou limitar cada vez mais a sua exposição às notícias, ou pelo menos a notícias de um certo tipo. Notícias excessivamente repetitivas ou consideradas “emocionalmente desgastantes” muitas vezes são ignoradas em favor de algo mais edificante.

 

De acordo com o relatório, com a abundância de canais agora disponíveis, “não é surpreendente que os consumidores de notícias se sintam cada vez mais sobrecarregados e confusos, e muitos estejam a afastar-se temporária ou permanentemente. Vivemos no." Como revela o estudo, as redes sociais que dependem mais de vídeos como o TikTok, o Instagram ou o YouTube estão a tornar-se cada vez mais importantes para as notícias.

 

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A este respeito, os escritores acrescentam: "é claro que a maioria dos consumidores não procura mais notícias, mas sim as notícias que lhes parecem mais relevantes e que os ajudam a compreender as questões complexas que enfrentamos. A nova disrupção tecnológica da inteligência artificial está chegando, ameaçando desencadear uma nova onda de conteúdo personalizado, mas potencialmente não confiável."

 

É importante notar aqui que estes dados se baseiam nas percepções dos cidadãos sobre a fiabilidade dos meios de comunicação ou das marcas de notícias e que estas pontuações são agregadas de opiniões subjetivas. Os analistas sublinham que isto significa que as mudanças ao longo do tempo são muitas vezes muito influenciadas por “fatores políticos e sociais, assim como pelas próprias notícias”.

 

Fonte: www.statista.com

 

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