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Veja quais são os desafios no varejo físico com a Geração Z

Revisado Natalia Concentino - 02 de Setembro 2024
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Imagem: Freepik

A Geração Z, que se refere aos jovens nascidos entre o final da década de 1990 e meados dos anos 2010, tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de consumo. Esse público possui características próprias que impactam diretamente nas estratégias de vendas do varejo, tornando essencial que os lojistas se adaptem às suas preferências e demandas. Elas envolvem diversidade, inclusão, experiências de compra fluidas e possibilidade de escolher entre o varejo físico e o digital.

 

Um estudo realizado pela Kearney mostra que 81% dos consumidores da Geração Z preferem fazer compras em lojas físicas, e 58% ainda complementam dizendo que o momento da compra é importante para se desconectar das redes sociais e do mundo online. A pesquisa ainda mostrou que 24% dos compradores da Geração Z já desistiram de comprar de três a cinco vezes devido a uma experiência ruim anterior em uma loja física.

 

Para William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), os varejistas devem repensar suas estratégias em todo o ciclo de compra, desde os princípios básicos como formas de pagamento, diversidade de produtos e bom atendimento de vendedores.

 

“Na NRF (National Retail Federation) de 2023, foi muito falado sobre o ‘Back to basics’, ou seja, fazer o básico, desde que bem-feito. Quando falamos de Geração Z, esse conceito é ainda mais importante, pois é o básico realmente bem-feito, atendendo suas necessidades, que cativa e fideliza esse público”, explica William.

 

Para o sucesso com a Geração Z, portanto, é fundamental refletir sobre o funcionamento do negócio. Os processos da empresa, dos mais básicos aos mais complexos, precisam estar integrados e bem acompanhados por um bom sistema ERP, que permite ter uma visão mais estratégica das ações a serem tomadas. Com ele, é possível ter uma gestão mais eficiente dos estoques, do controle de vendas, da gestão de clientes, entre outras atividades. Ou seja: o básico bem-feito.

 

leia: Lojas sem funcionários: o futuro do varejo no mundo

 

O diretor comercial ainda complementa que o ERP pode gerar dados capazes de analisar o comportamento desses consumidores e entender quais pontos podem ser melhorados. Além disso, destaca que, com um ERP, é possível oferecer um atendimento mais rápido e personalizado ao cliente, algo prioritário para a Geração Z.

 

“Em resumo, é um público com características próprias e que demanda do varejo físico um atendimento diferenciado e atento, com respaldo da tecnologia para melhorar sua experiência, aliado ao contato mais humano, diverso e inclusivo”, finaliza o executivo

 

Fonte: novovarejoautomotivo.com.br

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