Veja quais tipos de conteúdo geram mais cliques no Google
É possível criar diversos modelos, temas e formatos de materiais para publicação na internet. Mas, afinal, quais são os tipos de conteúdo que geram mais cliques no Google?
Essa é uma pergunta cuja resposta pode parecer simples. Ao fim e ao cabo, seria fácil dizer que o tipo com o maior valor de CTR é aquele que corresponde à intenção de busca da persona, o mais importante fator de ranqueamento.
Não estaria errado, mas seria uma solução abrangente e que, provavelmente, geraria mais dúvidas que respostas.
Outra conclusão possível seria dizer que os tipos de conteúdo que geram mais tráfego são aqueles com um maior volume de busca e menor dificuldade de ranqueamento.
Mas isso não é nenhuma novidade e está relacionado mais ao planejamento de palavras-chave do que à abordagem utilizada.
Por isso, neste artigo, você verá uma lista de tipos de conteúdo que normalmente atraem a atenção das pessoas, aumentando a taxa de cliques – não necessariamente os assuntos ou termos com índices elevados de busca.
O que uma pessoa vê no Google antes do clique?
Quando um usuário realiza uma pesquisa, ele tem uma intenção. Pode ser se informar, realizar um cálculo, aprender sobre um assunto, resolver um problema ou efetuar uma compra, por exemplo.
Como ferramenta dinâmica, o Google lista diferentes formatos de resultados de acordo com sua interpretação da intenção, como snippets, vídeos, ferramentas, tabelas ou páginas de produto.
No entanto, quando falamos sobre conteúdo, os campeões de aparição nos resultados são os blog posts.
Perceba no exemplo acima que a visualização básica possui alguns elementos:
- URL
- Diretório
- Título
- Data
- Descrição
Contudo, o elemento responsável pelo clique é, na maior parte das vezes, o título, até por ser o único clicável na maior parte das vezes — rich snippets, por exemplo, também são.
Por essa razão, trabalhar o SEO title e realizar testes de conversão regularmente é o melhor caminho para aumentar o CTR.
Porém, neste texto, nos referimos aos tipos de conteúdo, a abordagem dada a um título capaz de trazer o maior número de cliques para um blog post que aparece no Google.
Afinal, quais são os tipos de conteúdo que mais geram cliques no Google?
Alguns tipos de conteúdo são, sabidamente, mais populares que outros. Alguns deles entram em questões relacionadas ao copywriting, em que a persuasão entra como elemento chamativo.
A seguir, veja quais são os tipos de conteúdo que mais geram cliques no Google.
- Notícias
Notícias são conteúdos que estão sempre em alta. Em 2022, tópicos como as eleições, a Guerra na Ucrânia, a Copa do Mundo e as chuvas em Petrópolis estiveram entre os recordistas nas buscas no Brasil (Google Trends, 2022).
Isso mostra como os acontecimentos atraem os cliques. No Google, isso não é diferente. Embora as notícias também possam aparecer nos resultados tradicionais da pesquisa, é mais comum que surjam na funcionalidade Google News ou Google Discover, que aparece junto à busca em algumas ocasiões.
Ou seja, o Google é capaz de identificar tendências populares, como no exemplo acima.
Na época da produção deste texto (janeiro de 2022), o ator Brendan Fraser fora indicado ao Oscar. Por conta disso, estampou a capa de diversos portais de notícias. Em uma circunstância comum, é provável que os resultados fossem outros.
Apesar de gerarem um alto volume de engajamento, as notícias normalmente têm um prazo de validade curto. Ou seja, geram grande volume de tráfego por um tempo limitado.
- Pesquisas
As pesquisas são consideradas materiais ricos no marketing de conteúdo. Justamente por serem peças em que há a necessidade de estudos, dados e referências, são ótimas para conquistar boas posições nos rankings dos buscadores.
Além disso, são funcionais para atrair cliques. Isso porque as pesquisas geram curiosidade no leitor.
Outro benefício das pesquisas é a força na aquisição de backlinks.
- Compilados e listas
Os compilados fazem muito sucesso na web. Em um ambiente no qual a facilidade e a rapidez de consumo influenciam o leitor, a seleção facilita a vida do usuário.
Nesse modelo, as opções são incontáveis. Por exemplo:
- 15 filmes para assistir no verão com a família;
- 23 estatísticas sobre o mercado financeiro em 2023;
- 5 frases de amizade para refletir e se emocionar.
- Comparativos
Os comparativos são valiosos para atrair a atenção de usuários em estágios mais avançados no funil de vendas.
Especialmente quando se trata de produtos ou serviços, apresentando vantagens e desvantagens para que o consumidor tome sua decisão final.
Alguns exemplos desse tipo de conteúdo são:
- iOS ou Android: afinal, qual é o melhor sistema?
- Pós-graduação ou MBA: o que fazer após completar a graduação?
- Netflix, Disney+ ou Prime Video: qual streaming tem o melhor custo-benefício?
- Tutoriais
Os tutoriais são boas fontes de cliques porque correspondem a uma dúvida do usuário. Este deseja realizar uma ação ou resolver um problema. Ao fazer uma pesquisa no Google e encontrar uma resposta direta ao questionamento, as chances de atraí-lo são grandes.
Alguns exemplos desse modelo de conteúdo são:
- Passo a passo para instalar um chuveiro elétrico
- Tutorial: como organizar uma estante de livros de maneira prática
- Como fazer uma casinha de cachorro com garrafas pet
- Perguntas
Com uma lógica muito similar a dos tutoriais, os blog posts em formato de perguntas auxiliam o usuário na obtenção de informações relevantes de maneira direta e prática.
Normalmente, iniciam-se com as premissas do lide jornalístico: “o quê”, “como”, “onde”, “por que” ou “quando”.
Alguns exemplos de aplicação são:
- O que é logradouro?
- Onde comprar uma bicicleta de trilha?
- Como vender milhas online?
- É preciso ter em mente que os tipos de conteúdo devem sempre se adequar à persona. Afinal, é preciso atrair um público qualificado, com chances reais de se tornar um cliente.
Atrair visitantes por meio do Google é uma forma de aumentar a receita nos negócios. Porém, é preciso estabelecer um bom posicionamento nos rankings de classificação.
*Por Lucas Amaral, estrategista de conteúdo e redator SEO – Publicado originalmente em conversion.com.br
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