Vence quem se atualiza, você está preparado para 2022?
Fazendo um panorama geral, não é difícil perceber que o perfil dos consumidores de colchão sempre esteve em constante evolução. O que aconteceu foi que a pandemia acelerou algumas tendências de consumo que já estavam por vir. De acordo com Viviane Moscardini, criadora do método Vivendo de Colchões, nos últimos 20 anos o setor colchoeiro contou com três diferentes tipos de perfis de consumidores. “Nos anos 2000, era o consumidor 1.0, quando as camas box eram novidade e era muito fácil de vender, bastava demonstrá-las para os clientes que a venda estava feita”, relembra Viviane. “Anos depois veio o consumidor 2.0, quando a cama box deixou de ser novidade e a concorrência estava aumentando cada vez mais, então não era mais o suficiente só demonstrar, era preciso convencer o cliente de que era melhor comprar com você do que na concorrência”, completa a empresária.
Em seguida, Viviane conta que chegou o consumidor 3.0, já imerso na tecnologia. “Para esse público, além da cama box não ser mais novidade, ele também já chega no estabelecimento com informações coletadas na internet sobre o produto e sobre a loja. Tornando-se ainda mais desafiador vender para ele”. Agora, com a chegada da pandemia, nasceu o consumidor de colchão 4.0. Segundo Viviane, esse perfil já vinha surgindo lentamente, porém a pandemia acelerou e intensificou esses novos comportamentos. “Agora as pessoas decidem onde vão antes mesmo de sair de casa e fazem isso pela internet, por isso, para vender para eles, nossa loja precisa aparecer no Google onde eles também olham os comentários e as avaliações de quem já comprou”.
Charlene Vaz, diretora de marketing e design da Bekaert Deslee da América do Norte, também detectou algumas características marcantes desse novo perfil de consumidores, para ela, agora o mercado conta com clientes mais conscientes, que buscam qualidade de vida nos produtos que adquirem, além de prezar pela transparência...leia mais.
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