IMG-LOGO

Vencedores do Salão Design participam de premiação

Revisado Natalia Concentino - 31 de Agosto 2023

Noite de festa para o Prêmio Salão Design, a mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. Realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o concurso soma 25 edições e, na noite desta quarta-feira, 30, os contemplados de 2023 receberam seus troféus durante cerimônia na Movelsul Brasil – uma das principais feiras de móveis da América Latina, que ocorre em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, de 28 até 31 de agosto.

 

Em sua fala, a presidente do Sindmóveis, Gisele Dalla Costa, lembrou que o Prêmio nasceu como atração conjunta da Movelsul, na época mostra do mobiliário, com a proposta de oferecer elementos de diferenciação à indústria moveleira nacional. “Nesses 35 anos, vimos o Prêmio Salão Design contemplar cadeiras, poltronas, mesas, penteadeiras, mancebos, sofás e diversos outros tipos de mobiliário que, mais do que marcarem época, divulgaram talentos”, disse. “Funcionalidade, irreverências estéticas, ergonomia, novos usos de materiais, sustentabilidade e valor de marca são algumas das vantagens competitivas que as empresas podem ganhar quando incorporam o design na produção dos seus móveis”, completou Gisele.

 

O diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, destacou que o olhar, a interpretação, o cuidado e a sensibilidade de cada designer para reinterpretar e surpreender fazem total diferença no segmento de móveis. “É uma alegria ver a consolidação do Prêmio como uma das principais vitrines de inovação no segmento da indústria moveleira. Em 2023, nesta emblemática 25ª edição, os produtos enviados mostraram uma infinidade de formas cores, texturas e misturas de materiais. Tudo isso traduz a criatividade de profissionais e estudantes que não têm medo de inovar”, resumiu Ferro.

 

O evento contou com a presença dos designers premiados, jurados, patrocinadores (Akeo, Berneck, Blum, Dalmóbile, Interprint e Zen) organizadores, profissionais da imprensa e amantes do design de mobiliário. Todos reunidos no espaço onde ocorre a exibição com as peças premiadas na edição (Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves). Neste ano, a mostra do Prêmio Salão Design conta com o Programa Nacional de Apoio à Cultura, Pronac – número 230718 – projeto Salão Design 2023, instituído pela lei nº 8.313/91, também conhecida por “Lei Federal de Incentivo à Cultura” ou “Lei Rouanet” e a realização pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

 

OS PREMIADOS

 

DESAFIO DOS ESPAÇOS EM TRANSFORMAÇÃO

 

Prêmio na modalidade profissional:

Genkan – design de Joaquín Ezequiel Ordóñez (ORDÖ diseño)

Buenos Aires, Argentina

 

Menção Honrosa na modalidade profissional:

Sofá Piazza – design de Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Zanocchi & Starke para Bell´Arte)

Blumenau, SC, Brasil

 

DESAFIO DA IDENTIDADE BRASILEIRA 2023

 

Prêmio na modalidade profissional:

Poltrona Varal – design de Porfírio Valadares de Andrade (Porfírio Valladares Arquitetura e Design)

Belo Horizonte, MG, Brasil

 

Menção Honrosa na modalidade profissional:

Cadeira Enxada (versão especial couro de Pirarucu) – design de Pedro Monteiro Luna (MOLU por Pedro Luna para MOLU Design, a cadeira, e Empório Beraldin, o revestimento)

São Paulo, SP, Brasil

 

Prêmio na modalidade estudante:

Cadeira Caravella – design de Gustavo Mateus de Oliveira

Araucária, PR, Brasil

 

DESAFIO DO USO DE PAINEL

 

Prêmio na modalidade profissional:

Painel Yogo – design de Rosana Simões Pires e Fernando Diehl (O Criativo Estúdio de MKT)

Curitiba, PR, Brasil

 

DESAFIO DA TECNOLOGIA EMBUTIDA

 

Prêmio na modalidade profissional:

Poltrona Sinuosa – design de Rodrigo Saldanha Erthal e Arian Rayegani (Erthal para Pangeia Lab)

São Paulo, SP, Brasil

 

Menção Honrosa na modalidade profissional:

Mesas Laterais Lusa – design de Henrique Schreiber (Re.Selva Estudio para Schuster Móveis e Design)

Florianópolis, SC, Brasil

 

DESAFIO DAS EXPERIÊNCIAS POSITIVAS

 

Prêmio na modalidade profissional:

Banco Taboa – design de Porfírio Valadares de Andrade (Porfírio Valladares Arquitetura e Design)

Belo Horizonte, MG, Brasil

 

PRÊMIO ESPECIAL MADEIRAS ALTERNATIVAS

 

Prêmio na modalidade profissional:

Cadeira Terra – design de Amelia Tarozzo, Camila Fix, Flavia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite (Plataforma4 para Oficcina Origin)

São Paulo, SP, Brasil

 

PRÊMIO ESPECIAL VOTO POPULAR

 

Prêmio na modalidade profissional:

Estante KIS – design de Ráisa Guerra e Silva (Mania de Decoração)

Goiânia, GO, Brasil

 

leia: Talks aproximam visitantes e expositores de Fimma e Movelsul

 

A AVALIAÇÃO

 

Na primeira etapa, técnico-funcional, os 575 projetos inscritos passaram pelo olhar dos jurados Adriana Fontana (ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (CBD – Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai – RS). Desses, 228 foram aprovados e considerados finalistas, passando para a segunda etapa de avaliação estético-criativa.

 

Em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, entrou em cena o segundo júri para analisar presencialmente os 189 projetos entregues. Esse grupo foi formado por Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CasaCor); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo). Juntos, definiram nove premiados de 2023.

 

As distinções se completam com mais dois Prêmio Especiais, Prêmio Madeiras Alternativas e o Prêmio Voto Popular, totalizando 11 contemplados. O primeiro é uma categoria especial em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que teve colaboração da pesquisadora associada ao Laboratório de Produtos Florestais (LPF do SFB), Vera Coradin, e o segundo contou com a participação do público, que votou em seus projetos favoritos.

 

Clique aqui para conferir as fotos dos projetos premiados.

Comentários