Venda de móveis cai 8,4% em relação a 2013
Por Edson Rodrigues
-
11 de Setembro 2014
Mas foi a categoria de móveis e eletrodomésticos que causou o maior impacto nas vendas do comércio. A queda em relação a junho foi de 4,1%. Com relação ao mesmo período do ano passado, móveis e eletrodomésticos registraram decréscimo de 9,2% no volume de vendas. Esta variação foi influenciada pelo menor ritmo de crescimento do crédito com recursos livres que, segundo o Banco Central, passou de 9,2% em julho de 2013 para 5,0% em julho deste ano.
Cabe ressaltar que as altas de preços dos principais produtos que compõe esta atividade se encontram acima do índice geral (Saiba mais sobre a alta no IPCA de móveis no Blog do Ari). Este resultado foi impactado ainda pela redução do número de dias úteis comparado com o mesmo mês do ano anterior, em função dos feriados decorrentes da Copa do Mundo. No acumulado do ano a taxa foi de 2,9% e nos últimos 12 meses, de 3,9%.
Quando analisadas separadamente, a atividade de móveis registra queda de 8,4% e eletrodomésticos, de 9,6%, ambas em relação a julho do ano passado.
Comentários