IMG-LOGO

Venda de móveis cai em Passos

Por Daniela Maccio - 20 de Outubro 2015

A crise econômica já atinge setor moveleiro de Passos (MG). Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, José Eustáquio do Nascimento, as vendas caíram 30% em 2015. Das 200 empresas de móveis, que empregam quase mil trabalhadores no município, apenas 100 estão formalizadas. "Nós estamos trabalhando para ajudar a trazer esse pessoal todo para a formalidade, principalmente para ter acesso a bancos e a crédito", afirma.

 

A empresária Luciene Ferreira, que atua no setor, disse que no mesmo período do ano passado a fábrica já tinha registrado diversos pedidos para o natal. Situação bem diferente da encontrada neste ano. Segundo ela, até agora, as encomendas não apareceram e o resultado foi uma queda de 30% nas vendas. Com o estoque parado, a produção teve que ser reduzida. “Os clientes sumiram, as vendas caíram. A loja está bem estocada”, explica.

 

Em outra fábrica também, a queda no faturamento. foi de 40% em relação à mesma época de 2014. O empresário Walter José Reis diiz que foi preciso demitir funcionários e manter os preços da tabela antiga para poder lidar com a situação. "Eu tinha 15 funcionários, hoje tenho 10. E trabalhavam sempre na correria mesmo, fazendo horas extra. Estavam sempre trabalhando um pouco até mais tarde neste período do ano. Por quê? Porque vendia muito", conta Reis.

 

Confira a reportagem em vídeo no site do G1.

Comentários