IMG-LOGO

Venda de móveis cai forte em agosto

Por Edson Rodrigues - 15 de Outubro 2014
Pesquisa mensal do IBGE mostra crescimento de 1,1% nas vendas do varejo brasileiro em agosto sobre julho. No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 1,1%. Na série com ajuste sazonal, das dez atividades pesquisadas, oito mostraram resultados positivos. A alta no volume de vendas do setor de móveis e eletrodomésticos foi de 1,3%, na comparação com o mês imediatamente anterior.

Para o volume de vendas na relação agosto de 2014 com igual mês do ano anterior (série sem ajuste), das oito atividades do varejo cinco registraram variações negativas. Entre elas, o segundo maior recuo foi no setor de móveis e eletrodomésticos, com queda de 7,5%, na mesma base de comparação. Quando analisadas individualmente, as atividades de móveis e eletrodomésticos apresentaram resultados parecidos, com queda 7,2% e 7,6%, respectivamente. Apesar disso, o setor de móveis ainda apresenta taxas positivas de 3,1% no acumulado do ano e de 1,8% nos últimos 12 meses.

A variação negativa foi impactada pelo menor ritmo de crescimento do crédito com recursos livres que, segundo o Banco Central, no acumulado dos últimos 12 meses passou de 9,2% em agosto de 2013 para 5% em agosto deste ano. Cabe ressaltar que as altas de preços dos principais produtos que compõe esta atividade se encontram acima da inflação. Em termos acumulados, os resultados foram: 1,5% para os oito primeiros meses do ano e 2,6% para os últimos 12 meses.


Comentários