Venda de móveis cai mais
A intensidade da queda nas vendas de móveis no varejo brasileiro vem aumentando. Em janeiro foi de -5,8% e em fevereiro chegou a -6,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa mensal do IBGE. Estes números se referem a receita nominal de vendas. Em volume a queda é muito mais acentuada. Foram -11,0% em janeiro e -11,0% também em fevereiro. No acumulado do ano a queda em receita chegou em fevereiro a 6,4%, pouco mais do que a registrada em janeiro que foi de 5,8%.
Nos últimos 12 meses, a variação da receita líquida de venda de móveis é positiva em 6,3%, enquanto o volume de vendas registra queda de -2,7%.
O IBGE pesquisa 12 regiões e em 11 houve queda na receita nominal de vendas de móveis em fevereiro. Apenas o Rio de Janeiro apresentou alta de 10,3%. A maior queda foi registrada em Santa Catarina, com -28,3% na comparação com fevereiro de 2014.
É importante observar que fevereiro teve menos dias úteis por conta do carnaval, diferente de fevereiro de 2014, o que torna a análise um tanto prejudicada. É ideal aguardar os dados de março para que tenhamos uma perfeita avaliação do quadro este ano.
Comentários