Venda de móveis cai no primeiro trimestre
O primeiro trimestre do ano não foi bom para o varejo de móveis, segundo pesquisa mensal do IBGE. Em receita nominal de vendas, o setor moveleiro acumula queda de 5,5% este ano. Em março, o indicador registrou queda de 3,3%, em relação ao mesmo mês do ano passado. O único resultado positivo na receita de vendas de móveis é no acumulado dos últimos 12 meses, que mantêm elevação de 2,6% no período.
Em volume a queda é mais acentuada. O segmento registrou recuo de 10,3% nos primeiros três meses do ano. Em março, o volume de vendas de móveis caiu 7,9%, em relação ao mesmo período de 2015. E nos últimos 12, a queda é de 3,8%.
Diferente de fevereiro, março registrou melhores resultados na análise regional. Dos 12 estados pesquisados, houve queda na receita nominal de vendas de móveis apenas em três. A maior queda foi registrada em São Paulo, com -17% na comparação com março de 2014. Ao observar os dados de março, o quadro deste ano se apresenta com uma leve melhora nos resultados, mas ainda assim com recuo nas vendas.
Comentários