IMG-LOGO

Venda de móveis no varejo em janeiro foi menos ruim que 2023

Por Ari Bruno Lorandi - 15 de Março 2024
8732.jpg
Imagem: Freepik

A situação do comércio de móveis no Brasil anda de tal forma que para não ser tão pessimista dá pra dizer que o ano começou menos pior do que em janeiro do ano passado em pelo menos sete dos 12 estados pesquisados pelo IBGE. Ceará e Bahia, no Nordeste; os quatro estados do Sudeste e Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região Sul. Nestes, o volume vendido este ano foi menos ruim e até houve três estados que fecharam em alta: Paraná, de -15,1% para +14,2%; Ceará, de -3,3% para +1,8% e Bahia que aumentou a venda de 2,2 para 3,9% no mês.

 

Para nós, a metade do copo significa meio cheio, neste caso, principalmente pelo movimento de São Paulo, que responde por quase 30% do consumo brasileiro. Neste caso, a forte queda de janeiro do ano passado (8,1%) recuou para “apenas” 1,2%. É uma sinalização positiva.

 

leia: Governo injeta R$ 66 bilhões na economia com 13º a aposentados

 

Veja no quadro abaixo os números de janeiro de 2023 e de 2024:

 

Comentários

Ari Bruno Lorandi

Jornalista profissional com mais de 40 anos de atividades. Atua em estratégias de comunicação e marketing no setor moveleiro há 30 anos. É Diretor de marketing do Intelligence Group do Brasil, empresa de comunicação e marketing com sede em Curitiba. A empresa publica a revista Móveis de Valor, Móveis de Valor Norte & Nordeste, Anuário de Colchões Brasil e criou a primeira TV do setor moveleiro no mundo em atividade desde 2008.