IMG-LOGO

Venda de móveis no varejo fecha nove meses no vermelho, diz IBGE

Por Natalia Concentino - 10 de Novembro 2022

Em setembro de 2022, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 1,1% frente a agosto, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,3%. Na série sem ajuste, frente a setembro de 2021, o comércio cresceu 3,2%, segunda taxa positiva seguida. No ano, o acumulado foi a 0,8% e, nos últimos doze meses, a -0,7%.

 

Mas as vendas de móveis não acompanharam a alta verificada pelo IBGE. O volume de móveis recuou 17,4% na comparação com igual mês do ano anterior, enquanto a receita nominal de vendas caiu 3,6% na mesma base de comparação. No acumulado do ano a situação não se altera muito. Queda de 10,9% em volume e uma leve alta de 2,9% em receita nominal, no caso, bem abaixo da inflação medida até setembro que soma 4,7%.

 

A taxa anualizada do comércio de móveis flutua em terreno negativo desde fevereiro. Apenas em receita tem alterado números positivos, porém com viés de queda. Nos 12 meses encerrados em setembro a alta na receita nominal é de apenas 0,4%, pouco maior do que até agosto quando apontada 0,1% de elevação.

 

leia: Venda de móveis no comércio recua pelo quinto mês consecutivo

 

Veja abaixo o comportamento do varejo de móveis em nível nacional e dos estados pesquisados pelo IBGE no acumulado do ano, de janeiro a setembro:

 

Comentários