IMG-LOGO

Venda de móveis sobe forte em março

Por Edson Rodrigues - 15 de Maio 2014
Em março, o Comércio Varejista do País registrou queda de -0,5% no volume de vendas e alta de 0,5% na receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior, ajustadas sazonalmente. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, decréscimo da ordem de -1,1% sobre março do ano anterior, sendo este o primeiro resultado interanual negativo depois de 12 meses de crescimento. Em termos acumulados, a variação foi de 4,5% tanto no trimestre quanto no dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 4,7%, 10,3% e de 11,6%, respectivamente.

As vendas de móveis em março registraram alta de 7,4% em volume e de 16,7% em receita de vendas na comparação com março do ano passado. No acumulado de janeiro a março, o volume de vendas 8,3% superior ao mesmo período do ano passado e a receita nominal, na mesma base de comparação, apresentou elevação de 17,3%. No acumulado de 12 meses, o volume de venda de móveis cresceu 1,4% enquanto a receita de vendas aumentou 9,6%.

É importante destacar que, a persistir os números do primeiro trimestre, as vendas de 2014 alcançarão R$ 58 bilhões, dentro da estimativa do Gold Map, estudo de mercado do Intelligence Group.

Movimento por região
O IBGE pesquisa mensalmente 12 regiões para apresentar os índices de variação do comércio. Os estados pesquisados são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás.

O estudo de março aponta que em volume de vendas de móveis, o líder foi São Paulo com alta de 24,5% na comparação com março do ano passado. A maior queda aconteceu em Minas Gerais com -12,7% na mesma base de comparação. São Paulo também lidera em receita de vendas com elevação de 35,6%, enquanto Minas Gerais registrou queda de -5,8%.
De janeiro a março, em volume, o Ceará lidera com alta de 23,1% e de 31,0% em receita de vendas. No primeiro trimestre a maior queda no volume de vendas foi registrado em Minas Gerais com -7,0% e também na receita de apenas que avançou apenas 0,1% no período.

No acumulado de 12 meses o Ceará mantém a liderança no volume de vendas com alta de 26,3%, enquanto São Paulo apresenta a maior queda, apesar do bom resultado do mês de março, com -13,7%. O Ceará também detém a liderança em receita de vendas de móveis com elevação de 33,3% nos últimos 12 meses enquanto São Paulo registra a maior queda, com -6%.

Confira tabela do IBGE em nossa página no Facebook.

Comentários