Venda de móveis volta a recuar em outubro
Em outubro de 2018, o volume de vendas do comércio varejista nacional mostrou variação de -0,4%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após recuo de 1,3% em setembro. Com isso, o índice de média móvel do trimestre encerrado em outubro (0,1%) ficou estável em relação ao trimestre encerrado em setembro.
Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o comércio varejista assinalou alta de 1,9% em outubro de 2018. Assim, o acumulado nos dez meses do ano assinalou alta de 2,2%, frente igual período do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 2,8% em setembro para 2,7% em outubro, ficou praticamente estável. Os dados são da pesquisa mensal de comércio do IBGE.
O volume de venda de móveis do comércio varejista em outubro recuou novamente. Agora -0,6%, bem menos do que os resultados de setembro e agosto, de -2,8% e -3,8%, respectivamente. O resultado de outubro impactou menos também no acumulado do ano que passou de -3,6% até setembro para -3,3% em outubro, sempre na comparação com igual período de 2017. Entretanto, a taxa anualizada (últimos 12 meses) apresentou queda maior, com 1,1% ante 0,4% em setembro.
Por outro lado, os indicadores de receita nominal de venda de móveis, onde se analisa os gastos das pessoas na aquisição de produtos, vieram melhores. Em outubro a variação foi positiva em 1,1% na comparação com o mesmo mês de 2017, revertendo a queda de -1,7% verificada em setembro. No acumulado do ano a taxa em outubro é de -2,8%, menor que os -3,3% até agosto. Nos últimos 12 meses a receita nominal de venda de móveis no varejo registra queda de 0,7%.
Comentários