IMG-LOGO

Vendas da indústria no Paraná têm queda inesperada

Por Edson Rodrigues - 03 de Junho 2014
Contrariando uma tendência histórica de elevação da atividade industrial a partir do quarto mês de cada ano, abril de 2014 foi um mês de queda nas vendas da indústria paranaense. A redução atípica de -0,28% em relação a março fez com o setor industrial do Estado fechasse o primeiro quadrimestre do ano com desempenho -4,04% inferior ao registrado no mesmo período de 2013.

A queda de -0,28% nas vendas industriais observada em abril foi resultado da performance negativa de nove dos dezoito gêneros pesquisados pela Fiep. Entre eles, o setor de ‘Refino de Petróleo e Produção de Álcool’, um dos três com maior participação relativa na indústria paranaense, que teve retração de -4,88%. As maiores quedas no mês foram nos segmentos de ‘Borracha e Plásticos’ (-23,59%), pela diminuição das exportações; ‘Metalúrgica Básica’ (-14,97%), pelo fim de pedidos; e ‘Máquinas e Equipamentos’ (-12,50%), por redução de demanda.O estudo não faz análise de móveis separadamente. A categoria "Móveis e Indústrias diversas" obteve aumento de 5,52%, em relação ao mês anterior.

As informações fazem parte do boletim de indicadores conjunturais da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), divulgado nesta terça-feira (3). Os resultados negativos têm afetado as expectativas dos industriais em relação ao futuro. Em outra pesquisa realizada pela Fiep, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria de Transformação do Paraná se situou em patamares de pessimismo pelo quinto mês consecutivo.

Comentários