IMG-LOGO

Vendas de móveis em março recuaram 0,3% sobre fevereiro

Pesquisa mensal do IBGE mostra que em março de 2019 o volume de vendas do comércio varejista nacional apresentou variação de 0,3%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após estabilidade (0,0%) em fevereiro. Na mesma base de comparação, as vendas de móveis recuaram 0,3% em março.

Na comparação com março de 2018, as vendas do comércio varejista nacional recuaram 4,5%, enquanto móveis apresentaram queda menor, de -3,6%. Nos primeiros três meses do ano, as vendas do comércio em geral aumentaram 0,3% e a de móveis subiu 0,4%. A taxa anualizada do volume de vendas do comércio em geral em março ficou em 1,3%, enquanto as vendas de móveis registraram recuo de 2,9%.

Os números dos indicadores de receita nominal de vendas são melhores. Na comparação com março de 2018 o varejo de móveis subiu 0,4%, acumulando alta de 4,3% no primeiro trimestre do ano e reduzindo de -1,5% a taxa anualizada de fevereiro para -0,9% em março.

Para efeito de comparação, considerando a similaridade em relação à variáveis de consumo, como, por exemplo, a necessidade de ambos por crédito de médio prazo, o setor de eletrodomésticos amarga números bem piores do que móveis. Em março, na comparação com o mesmo mês de 2018, o volume de vendas recuou 5,4% e a receita nominal de vendas caiu 0,8%. No acumulado do trimestre o volume de vendas é negativo em 2,7% e a receita nominal tem alta de apenas 1,4%. Finalmente na comparação da taxa anualizada, em volume de vendas o setor de eletrodomésticos mostra queda de 1,6% e em receita nominal, a queda é de 0,6%. Portanto, apenas na taxa anualizada os números do varejo de eletros são um pouco melhores do que os de móveis.

Comentários