IMG-LOGO

Vendas em shoppings devem subir 19%, segundo Ibope

Por Edson Rodrigues - 23 de Maio 2012
As vendas em shoppings no Brasil devem crescer 19,4% em relação a 2011, atingindo R$ 119 bilhões, segundo estimativa do Ibope Inteligência. No ano passado, foram comercializados R$ 99,6 bilhões.

De acordo com o instituto, neste ano, os shoppings centers deverão ter 1,4 milhão de metros quadrados de Área Bruta Comercial (ABC), chegando a 11,6 milhões.

As regiões de maior poder aquisitivo continuam atraindo mais investimentos, aponta o Ibope Inteligência. O Sudeste, que abriga 53% dos shoppings atualmente, vai receber 54% dos novos empreendimentos, com inauguração prevista para 2012.

O estado de São Paulo é o que terá mais inaugurações, ao todo serão 15. Mas o destaque fica para a região Norte, que ganhará cinco novos shoppings. “Esse número pode parecer pequeno, mas representa um avanço de 33%, tendo em vista a pequena base instalada na região”, diz o analista de geonegócios do Ibope Inteligência Fábio Caldas.

A distribuição desses centros comerciais atualmente está concentrada em cidades com mais de 300 mil habitantes. Estão localizados em cerca de 70 municípios que, juntos, representam 1,2% das cidades brasileiras e acumulam 76% dos empreendimentos em operação no país.

Ao todo, 28 novos centros comerciais serão inaugurados em regiões que vão passar a ter seu primeiro shopping e 36% estão previstos para cidades com menos de 300 mil habitantes. “Devido ao crescimento acelerado, o setor de shopping vem se interiorizando. Antes concentrados somente nas grandes cidades, os novos empreendimentos estão chegando às cidades médias”, afirma Caldas.

Comentários