IMG-LOGO

Vendas no varejo sobem 0,5% em abril sobre março

Por Edson Rodrigues - 14 de Junho 2013
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (13), o volume de vendas do comércio varejista do país subiu 0,5% em abril, na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal. Números positivos após a estabilidade em março e recuo de 0,4% em fevereiro.

Com relação a abril do ano passado, o volume de vendas no varejo nacional subiu 1,6%, sendo que a alta acumulada é de 3% no ano até maio e de 6,4% nos últimos 12 meses. Na receita nominal, a alta foi de 0,8% no período, a 11ª alta seguida, tendo em vista que o indicador não mostra variação negativa desde maio de 2012. O aumento foi de 10,4% sobre abril de 2012 e de 11,9% no acumulado em 12 meses.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui também veículos, motos, partes e peças e material de construção, a alta foi de 1,9% no volume de vendas sobre março, a mesma elevação da receita nominal.

Das dez atividades pesquisadas em abril, sete delas obtiveram alta. Foram elas: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%); combustíveis e lubrificantes (3,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,5%); material de construção (1,2%); móveis e eletrodomésticos (0,7%); veículos e motos, partes e peças (0,4%). Já as quedas aconteceram em supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%); tecidos, vestuário e calçados (-0,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,1%).

Comentários