IMG-LOGO

Via investe em startup que atua na venda de móveis usados

A Via resolveu fazer investimentos em startups especializadas em economia circular, sendo que uma das escolhidas é a Já Vendeu, que atua na compra e venda de móveis usados. As startups escolhidas são do Retail Scale, programa de aceleração do varejo criado pela Darwin Startups e Distrito em parceria com Cia. Hering e a própria Via.

 

Lucas Navarro, CEO da Já Vendeu, concedeu uma entrevista ao portal Mercado&Consumo em que falou sobre esse programa. “Ser escolhido pelo Retail Scale é mais uma confirmação do potencial do nosso negócio. Com isso, estamos dando mais um passo na evolução da Já Vendeu. O programa oferece inúmeras possibilidades. Será um grande impulsionador para o crescimento das empresas participantes”, declarou.

 

Ainda de acordo com as informações do portal de notícias, a Via escolheu outros quatro negócios além da Já Vendeu para fazer investimentos. Idid Tecnologia, solução de pagamentos para e-commerce; Yapoli, solução para distribuição de ativos digitais; Hubii, marketplace-enabler; Manfing, desenvolvedora de Inteligência Artificial para o varejo; e Me Veste Brasil, startup focada em moda circular, foram as escolhidas.

 

Juntas, as empresas receberam R$ 1,5 milhão de investimento. O processo começou em maio de 2021, com mais de 200 inscritas, e passou por quatro etapas de seleção.

 

LEIA: E-commerces estão criando canais para vender produtos com causa

 

Transformação digital na Via

 

O impacto causado pela pandemia no varejo resultou em uma acelerada transformação digital, que fez com que empresas como a Via investissem em startups voltadas para o varejo. De acordo com o Inside Retailtech Report, realizado pelo Distrito, as startups de varejo receberam mais de US$ 2,5 bilhões de investimentos em 2021, o que representou 263% de incremento na comparação com o ano anterior.

 

O programa de aceleração, além do investimento, oferece para as startups a metodologia focada em vendas, gestão de pessoas e governança voltadas ao desenvolvimento do negócio e todo aporte de ecossistema e as ferramentas de inovação aberta da plataforma do Distrito.

 

“Acreditamos que este programa enriquece o processo da Via. Além dos resultados perseguidos pelos cinco projetos de viabilidade testados com as startups escolhidas, existe a possibilidade de êxito delas como investimentos de perfil venture. A aplicação dos aprendizados vai muito além da aceleração, é transformacional”, disse o Chief Innovation Officer e Marketplace na Via, Helisson Lemos, em entrevista ao Mercado&Consumo.

 

LEIA: Ranking aponta Magalu líder no varejo físico e Amazon no online

 

Para João Luiz Evangelista Barbosa, Strategic Planning and Open Innovation na Cia. Hering, “essa imersão dos gestores com startups e com esse ambiente facilita conversas internas de POCs, MVPs, sprints de testes, e todos esses conceitos que antes eram desconhecidos para muitos internamente. Outro impacto positivo é a interação com startups que apresentam potencial de alavancar e acelerar os objetivos da companhia com produtos e processos que não estavam no plano estratégico prévio ao programa”.

 

(Com informações Mercado&Consumo)

Comentários