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Via Varejo lança banco digital focado nas classes C, D e E

Por Natalia Concentino - 06 de Junho 2019

A Via Varejo lançou na quarta-feira (05) o banco digital “banQi”, que foi desenvolvido com a startup americana Airfox. O objetivo, segundo a companhia, é atender as classes C, D e E, que têm pouco acesso a bancos de crédito.

Querendo aproveitar a capilaridade das Casas Bahia, a Via Varejo lançou o aplicativo “banQi” que já está disponível para download, mas apenas para usuários do sistema operacional Android, por enquanto.  

A ideia é que as 750 unidades das Casas Bahia ajudem a impulsionar a adesão ao novo sistema oferecido pelo grupo. Apesar de se apresentar como banco, o “banQi” é uma marca de titularidade da Airfox, que presta serviços de pagamento, e, hoje, não se enquadra como instituição financeira.

"A principal missão é fazer a inclusão social, econômica e digital da população de baixa renda", afirmou o diretor Financeiro da Via Varejo, Felipe Negrão, durante coletiva de lançamento do banQi na quarta-feira.

A princípio, o “banQi” dará acesso a uma conta digital que vai possibilitar o pagamento de boletos e Carnê Digital, além de fazer transferências e recarregar celular e o Bilhete Único. Futuramente outros serviços serão disponibilizados, como empréstimos pessoais, saques, cartão pré-pago, portabilidade de conta salário, cashback e cartão de crédito.  Os correntistas também podem realizar saques e depósitos nos caixas das Casas Bahia.

Os planos para o “banQi” não se resumem às Casas Bahia. Apesar da maior proximidade da empresa com as classes C, D e E, os serviços do banco digital estarão disponíveis para qualquer pessoa — a Via Varejo diz ter, ao todo, uma base de cerca de 60 milhões de clientes, e que tem como meta expandir o alcance da nova iniciativa para além desse círculo.

A expectativa da Via Varejo é que o banQi se torne líder no mercado digital em menos de um ano. Hoje, a principal fintech desse segmento é o Nubank, que tem 8,5 milhões de clientes, sendo 4,8 milhões na NuConta.

O lançamento de contas e bancos digitais tem se mostrado uma tendência das varejistas. Em abril, as Lojas Pernambucanas lançaram uma conta digital que oferece praticamente os mesmos serviços que os concorrentes e também tem como foco alcançar o público desbancarizado. Segundo Negrão, o diferencial do banQi é que ele não está vinculado às Casas Bahia. "Aqui não é só para clientes das Casas Bahia, é para todos", disse o executivo.

No ano passado, o Magazine Luiza anunciou a Magalu Pagamentos, que consiste numa plataforma de pagamentos voltada para lojistas do marketplace. Eles podem utilizar a conta para pedir antecipação de recebíveis.

Já a B2W tem a Ame, uma conta digital num formato mais limitado, que só permite transferir saldo para outras contas Ame. O maior atrativo é ganhar cashback nas lojas parceiras.

(com informações dos portais Terra e Seu Dinheiro)

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