Via Varejo migra ações para o Novo Mercado
A Via Varejo, empresa controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) e detentora das marcas Casas Bahia, Pontofrio e Bartira, realizou nesta segunda-feira (26) a migração de suas ações para o Novo Mercado da B3. As empresas listadas nesse segmento, que representa o mais elevado padrão de governança corporativa, só podem ter seu capital social composto por ações com direito de voto, as chamadas ações ordinárias (ON).
Diante da concorrência cada vez maior da Amazon e outros sites de vendas de bens duráveis, GPA estudou vender a empresa e concentrar suas operações no ramo de supermercados, mas não conseguiu atrair interessados. Decidiu então valorizar a companhia no mercado e facilitar sua pulverização junto aos investidores da bolsa por meio da melhora da governança pela entrada no Novo Mercado.
A empresa negociava units, que são recibos de ações que reúnem papéis ordinários (ON, com voto) e preferenciais (PN, sem voto), o que reduz o poder de voto dos minoritários. Os papéis estão em alta na B3, liderando os ganhos do Índice Bovespa com 4,24% de valorização.
Lançado em 2000, o Novo Mercado estabeleceu um padrão de governança corporativa altamente diferenciado. A partir da primeira listagem, em 2002, ele se tornou o modelo de transparência e governança exigido pelos investidores para as novas aberturas de capital, sendo recomendado para empresas que pretendam realizar grandes ofertas direcionadas a qualquer tipo de investidor.
A chegada da Via Varejo ao Novo Mercado ocorre há pouco menos de um ano da revisão do regulamento deste segmento de listagem, um extenso trabalho que envolveu a B3, participantes do mercado e companhias listadas. Em janeiro de 2018 entraram em vigor as alterações que tornaram o Novo Mercado ainda mais robusto. Essa operação se junta a outras migrações que ocorreram ao longo dos últimos dois anos, reforçando esse segmento, que se consolida como a principal vitrine do mercado de capitais brasileiro.
"Esse movimento nos coloca em um outro patamar do ponto de vista de governança corporativa e nível de transparência”, comenta CEO da Via Varejo, Flavio Dias, acrescentando que o novo padrão de governança adotado permite potencializar a atratividade pelo investimento. “Esperamos atingir uma nova base de público investidor que somente investe em empresa com o maior nível de governança, ou seja, que fazem parte do Novo Mercado”, finaliza Dias.
Sobre a Via Varejo
A Via Varejo (VVAR3) é uma das maiores varejistas de móveis e eletros do Brasil e do mundo, responsável pela administração das lojas físicas e do e-commerce das marcas Casas Bahia e Pontofrio, além dos sites Extra.com.br e Barateiro.com.br. Fundada em 2010 como Globex Utilidades S/A e oficializada com a razão social de Via Varejo S.A. em 2012, a empresa está presente em mais de 400 municípios brasileiros, em 20 estados e no Distrito Federal, com cerca de mil lojas físicas, 26 centros de distribuição e aproximadamente 50 mil colaboradores em todo o País. Em 2017, a receita líquida da empresa alcançou a marca de R$ 25, 6 bilhões, além de lucro líquido de R$ 195 milhões no mesmo período. A companhia possui capital aberto na B3 desde 2013.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.
Comentários